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Tipo de Documento: Dissertação
Título : O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos
Autor : Pinto, João Mário Ferreira
Fecha de publicación : 27-ago-2021
Director(a): Silva, Tânia Elias Magno da
Resumen: As transformações pelas quais passa o mundo do trabalho, derivadas sobretudo dos avanços tecnológicos e das inovações produtivas dadas no seio da concorrência mercantil, se expressam também através da música – geralmente concebida como um domínio da cultura e apartado da esfera econômica – e de seus produtores. Com o advento de interfaces de áudio e das inovações no campo das comunicações, os músicos começaram a estabelecer uma relação direta tanto com a produção de fonogramas quanto com a produção de suas próprias imagens públicas – papéis produtivos anteriormente hegemonizados pelas grandes empresas da indústria fonográfica. Porém, esse contexto foi acompanhado paralelamente pela desvalorização crítica dos fonogramas – que até então se apoiavam em formas tangíveis como CDs e vinis – e a produção deles, apesar de ter sido massificada, não repercute diretamente em vendas que possam ser revertidas em renda para os músicos. Essas variáveis provocam algumas perguntas. Elenco, nesse sentido, duas: 1) como se atribui sentido à produção de fonogramas por parte dos músicos num contexto no qual a venda de discos se tornou inviável enquanto fonte de renda? 2) como a imagem pública dos músicos, idealizada sobretudo na figura do artista, poderia se converter em uma nova mercadoria da indústria da música? Como, por fim, essas questões afetam as relações sociais do músico?
Resumen : The structural changes in labour worldwide, derived mainly from technological advances and productive innovations given in the midst of market competition, are also expressed through music - generally conceived as a domain of culture and apart from the economic sphere - and its producers. With the advent of portable audio interfaces and innovations in the field of media, musicians began to establish a direct relationship both with the production of phonograms and with the production of their own public images - productive roles previously hegemonized by the major companies in the music industry. However, this context was accompanied in parallel by the critical devaluation of phonograms - which until then were supported by tangible forms such as CDs and vinyls - and their production, despite having been democratized, does not directly impact sales in a way they could be reverted in income for musicians. These variables stand some thoughts. In this sense, there are two: 1) how is meaning attributed to the production of phonograms by musicians in a context in which the sale of records has become unviable as a source of income?; 2) how could the public image of musicians, idealized above all in the figure of the artist, become commodities? How, finally, do these issues affect musician's social relationships?
Palabras clave : Sociologia
Trabalho artístico cultural
Fonograma
Mercadoria
Música
Phonogram
Artist
Cultural labour
Commodity
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Patrocinio: Coordenação de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Sociologia
Citación : PINTO, João Mário Ferreira. O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15565
Aparece en las colecciones: Mestrado em Sociologia

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