Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15568
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Cordel em sala de aula,
Authors: Santos, Francisca Amanda dos
Issue Date: 30-Aug-2019
Advisor: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Resumo : Como professores, sabemos da dificuldade em despertar o gosto pelas atividades de leitura e escrita sugeridas em sala de aula, bem como dos entraves para desenvolver, através delas, a criticidade em nossos alunos. Ademais, somam-se outras dificuldades ao cotidiano escolar, a exemplo da escassez de materiais adequados às reais necessidades de ensino-aprendizagem, a falta de incentivo ao aprimoramento e à atualização docente etc.. Mesmo diante desse cenário, muitos de nós desejamos proporcionar aos discentes aulas mais dinâmicas, mais interessantes e pensadas a partir de suas peculiaridades. Sendo assim, apresentamos aqui, como uma sugestão para nossas aulas, um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas em etapas visando a trabalhar o cordel como um aliado no debate acerca de temas de relevância social. Com isso, objetivamos contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, no sentido de enriquecer os exercícios propostos, bem como despertar o senso crítico dos alunos por meio desses. O instrumento utilizado para apresentar esses apontamentos e discussões será o caderno pedagógico intitulado Cordel em sala de aula, o qual resulta de um trabalho desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), coordenado pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. O caderno se organiza da seguinte forma: a introdução, a parte teórica, relato de um trabalho com o cordel, proposta de sequência, roda de leitura com cordelista, leitura e produção de textos a partir de cordéis como forma de enfrentamento a preconceitos e estereótipos, sugestões de materiais, considerações finais. Como um produto não acabado, o caderno pedagógico permite outras contribuições e análises. Espera-se que sirva de incentivo ao trabalho pedagógico com cordéis e contribua com o ensino de língua materna.
Keywords: Ethos Discursivo
Estereótipos
Cordel
Escola
Is part of: Um olhar discursivo em relação ao cordel: reflexões sobre preconceito e estereótipos na sala de aula
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15568
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA_AMANDA_DOS_SANTOS-Caderno_pedagógico.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.