Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15656
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Leitura de cordel: performance na declamação de folhetos infantis (Caderno pedagógico) |
Authors: | Teles, Rildo Vivaldo |
Issue Date: | 21-Feb-2020 |
Advisor: | Santos, Jeane de Cássia Nascimento |
Resumo : | Este material didático é um tutorial pensado para explicar como se deu, passo a passo, a realização de uma pesquisa prática em sala de aula por meio de oficinas realizadas durante o mês de agosto de 2019. É fruto do projeto idealizado para corresponder aos nossos anseios durante o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre. Trata-se da demonstração do trabalho com a performance do cordel, observada durante a leitura em voz alta e tem como objetivo oportunizar aos professores que trabalham com leitura uma orientação no que concerne ao desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno. O percurso prático, o qual apresentamos para os colegas professores de Língua Portuguesa, se concretiza através de atividades realizadas com alunos do 5º ano, mas, asseguramos, que podem ser desenvolvidas com qualquer turma do ensino fundamental, desde que feitas as devidas alterações. Por fim, convidamos para adentra no universo cultural da Literatura de Cordel e da performance em sala de aula com os alunos sendo protagonistas na construção do saber possibilitado pela leitura. |
Keywords: | Cordel Performance Leitura |
Is part of: | Leitura de cordel: performance na declamação de folhetos infantis |
Language: | por |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15656 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RILDO_VIVALDO_TELES-Caderno_pedagógico.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.