Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15738
Tipo de Documento: Outro
Título : O jogo do cloze: Jogo de tabuleiro para o automonitoramento da leitura (Tutoria)
Autor : Reis, Marcelo Almeida dos
Fecha de publicación : 31-ene-2020
Director(a): Reis, Mariléia Silva dos
Resumen: Jogo para 2 a 4 pessoas, com idades a partir dos 10 até os 13/14 anos que mistura leitura, habilidades de automonitoramento (metacognitivas) e um pouco de sorte. O jogo incentiva os participantes a ativarem seus conhecimentos prévios de mundo, assim como seu raciocínio, em busca da monitoramento de sua própria leitura, através de exercícios (cartas com sentenças) da Técnica do Cloze. O Tabuleiro apresenta 52 casas, de 4 cores distintas (17 verdes, 17 azuis, 8 vermelhas e 8 amarelas), sendo duas delas as de início e fim. O nome do jogo advém da Técnica do Cloze, desenvolvida por Taylor (1953), que consiste consiste em omitir algumas lacunas em determinado texto, tendo o leitor a tarefa de preenchê-las com uma palavra que se encaixe no contexto de forma apropriada, levando-se em conta a semântica e/ou a gramática.
Palabras clave : Cloze
Leitura
(Meta)cognição
Neurociências
Es parte de: O jogo do cloze: o ensino da leitura com base em estudos cognitivos e metacognitivos
Idioma : por
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15738
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCELO_ALMEIDA_DOS_REIS-Tutorial.pdf3,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.