Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15746
Document Type: | Dissertação |
Title: | Leitura literária dos contos de Antônio Carlos Viana |
Authors: | Ferreira, Júlio Flávio Vanderlan |
Issue Date: | 10-May-2020 |
Advisor: | Gomes, Carlos Magno |
Resumo : | O presente trabalho tem como objetivo a construção de um caderno de leitura literária, além de apresentar reflexões sobre oficinas de leituras com textos literários que foram aplicadas numa turma do 9º ano numa escola da rede pública estadual no interior de Sergipe. A partir da aplicação das oficinas, dados foram colhidos para reflexão e elaboração do produto, no caso, o caderno pedagógico. Tal material foi feito com uma proposta de leitura que forma leitores críticos quanto à sua realidade social e capazes de apreciar as camadas estéticas das obras trabalhadas. Os textos utilizados foram os contos “Santana Quemo-Quemo”, “Dia de parir cabrito”, ambos presentes na obra Cine Privê (2009), e “Herança”, do livro O meio do mundo e outros contos (1999), do escritor sergipano Antônio Carlos Viana. Suas narrativas foram escolhidas por tratarem de problemas sociais a partir da visão de seus narradores, que são aparentemente crianças ou adolescentes. A análise das leituras aconteceu de maneira a se verificar a banalização do sofrimento oriundo da pobreza. As temáticas das obras se aproximam bastante da realidade de grande parte dos leitores. A intenção foi proporcionar uma recepção crítica por parte dos discentes, privilegiando as camadas estéticas do texto a partir das vivências sociais dos leitores. Como base teórico-metodológica, foram utilizados os conceitos de Annie Rouxel (2014), os quais preconizam que a leitura literária seja um momento de “liberação de emoções” por parte do leitor, bem como valorização das “memórias subjetivas” dele , além de Carlos Gomes (2012), que mostra a leitura como uma prática pedagógica que valoriza o local social do leitor no processo de construção de sentidos do texto, como também a discussão politizada sobre a recepção do tecido literário. Contribuindo também para o processo de abordagem do texto, foram utilizados os aportes teóricos do método recepcional de Bordini e Aguiar (1993) e o leitor de Eco (2011), dentre outros teóricos que abordam questões reflexivas sobre ensino de literatura, didática da literatura, educação literária e letramento literário. |
Abstract: | This work aims to build a literary reading notebook, in addition to presenting reflections on reading workshops with literary texts that were applied to a 9th grade class at a state public in the interior of Sergipe. From the application of the workshops, data were collected for reflection and preparation of the product, in this case, the pedagogical notebook. Such material was made with a reading proposal that trains readers critical of their social reality and able to appreciate the aesthetic layers of the works worked on. The texts used were the short stories “Santana Quemo-Quemo”, “Dia de parir cabrito” both present in the work Cine Privê (2009) and “Herança”, from the book O Meio do Mundo e outros contos (1999), by the Sergipe writer Antônio Carlos Viana. The vianian narratives were chosen because they deal with social problems from the perspective of their narrators who are apparently children or adolescents. The analysis of the readings took place in order to verify the trivialization of suffering arising from poverty. The themes of the works are very close to the reality of most readers. The intention was to provide a critical reception by the students, privileging the aesthetic layers of the text based on the social experiences of the readers. As a methodological basis, we use the concepts of Annie Rouxel (2014), which advocate that literary reading should be a moment of “liberation of emotions” by the reader, as well as appreciation of his “subjective memories”, in addition to Carlos Gomes (2012) that shows reading as a pedagogical practice that values the reader's social place in the process of constructing the meaning of the text. Also contributing to the text approach process, we used the theoretical contributions of the reception method by Bordini and Aguiar (1993), Cosson (2006), Eco (2011), Lima (2002), Pinheiro (2014), among other theorists who address reflective questions about teaching literature, didactics of literature, literary education and literary literacy. |
Keywords: | Língua portuguesa Literatura sergipana Contos Incentivo à leitura Leitura literária Formação do leitor Recepção crítica Antônio Carlos Viana Literary reading Reader training Critical reception |
Language: | por |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citation: | FERREIRA, Júlio Flávio Vanderlan. Leitura literária dos contos de Antônio Carlos Viana. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15746 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JÚLIO_FLÁVIO_VANDERLAN_FERREIRA.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.