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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15810
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Análise mecanicista de diferentes pavimentos tipos em vias locais urbanas : uma avaliação do dimensionamento empírico |
Autor : | Dória, Vitor Meireles |
Fecha de publicación : | 18-jun-2021 |
Director(a): | Albuquerque, Fernando Silva |
Resumen: | Os métodos empíricos de dimensionamento não consideram a fadiga do revestimento asfáltico e nem as respostas mecânicas do pavimento em termos de tensões, deformações e deflexões. Para contornar essas limitações surgem os métodos que se utilizam de conceitos mecanicistas. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise, com emprego de conceitos mecanístico-empíricos, de quatro estruturas de pavimentos dimensionadas através dos métodos empíricos mais comuns, a fim de se estimar o comportamento estrutural dos pavimentos. Foi utilizada a ferramenta AEMC, constituinte do MeDiNa, para que fossem determinados os dados necessários para a análise através da estimativa de capacidade estrutural apresentada no South Africa Pavement Engineering Manual (SAPEM, 2014). Observou-se que os métodos empíricos de dimensionamento para pavimentos asfálticos atendem a vasta maioria das situações por causa do baixo tráfego utilizado no dimensionamento, no entanto os pavimentos compostos por blocos tendem a sofrer com deformações permanentes nas camadas granulares. |
Resumen : | The empirical design methods do not consider the fatigue of the asphalt coating nor the mechanical responses of the pavement in terms of stresses, deformations and deflections. To work around these limitations, the methods that use mechanistic concepts emerge. Thus, the present work aimed to carry out an analysis, using mechanisticempirical concepts, of four pavement structures dimensioned using the most common empirical methods, in order to estimate the structural behavior of the pavements. The AEMC tool, a part of MeDiNa, was used to determine the necessary data for the analysis through the structural capacity estimate presented in the South Africa Pavement Engineering Manual (SAPEM, 2014). It was observed that the empirical design methods for asphalt pavements meet the vast majority of situations because of the low traffic used in the design, however pavements composed of blocks tend to suffer from permanent deformations in the granular layers. |
Palabras clave : | Engenharia Civil Ensino de engenharia civil Métodos empíricos Mecanístico-empíricos Pavimentaçao urbana Infra-estrutura de transportes Tabelas de Rüsch Pavimentos asfálticos |
Área CNPQ: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA::ENGENHARIA MEDICA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Dória, Vitor Meireles. Análise mecanicista de diferentes pavimentos tipos em vias locais urbanas : uma avaliação do dimensionamento empírico. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15810 |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Civil |
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