Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15810
Tipo de Documento: Monografia
Título : Análise mecanicista de diferentes pavimentos tipos em vias locais urbanas : uma avaliação do dimensionamento empírico
Autor : Dória, Vitor Meireles
Fecha de publicación : 18-jun-2021
Director(a): Albuquerque, Fernando Silva
Resumen: Os métodos empíricos de dimensionamento não consideram a fadiga do revestimento asfáltico e nem as respostas mecânicas do pavimento em termos de tensões, deformações e deflexões. Para contornar essas limitações surgem os métodos que se utilizam de conceitos mecanicistas. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise, com emprego de conceitos mecanístico-empíricos, de quatro estruturas de pavimentos dimensionadas através dos métodos empíricos mais comuns, a fim de se estimar o comportamento estrutural dos pavimentos. Foi utilizada a ferramenta AEMC, constituinte do MeDiNa, para que fossem determinados os dados necessários para a análise através da estimativa de capacidade estrutural apresentada no South Africa Pavement Engineering Manual (SAPEM, 2014). Observou-se que os métodos empíricos de dimensionamento para pavimentos asfálticos atendem a vasta maioria das situações por causa do baixo tráfego utilizado no dimensionamento, no entanto os pavimentos compostos por blocos tendem a sofrer com deformações permanentes nas camadas granulares.
Resumen : The empirical design methods do not consider the fatigue of the asphalt coating nor the mechanical responses of the pavement in terms of stresses, deformations and deflections. To work around these limitations, the methods that use mechanistic concepts emerge. Thus, the present work aimed to carry out an analysis, using mechanisticempirical concepts, of four pavement structures dimensioned using the most common empirical methods, in order to estimate the structural behavior of the pavements. The AEMC tool, a part of MeDiNa, was used to determine the necessary data for the analysis through the structural capacity estimate presented in the South Africa Pavement Engineering Manual (SAPEM, 2014). It was observed that the empirical design methods for asphalt pavements meet the vast majority of situations because of the low traffic used in the design, however pavements composed of blocks tend to suffer from permanent deformations in the granular layers.
Palabras clave : Engenharia Civil
Ensino de engenharia civil
Métodos empíricos
Mecanístico-empíricos
Pavimentaçao urbana
Infra-estrutura de transportes
Tabelas de Rüsch
Pavimentos asfálticos
Área CNPQ: ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA::ENGENHARIA MEDICA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencial
Citación : Dória, Vitor Meireles. Análise mecanicista de diferentes pavimentos tipos em vias locais urbanas : uma avaliação do dimensionamento empírico. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15810
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Vitor_Meireles_Doria.pdf885,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.