Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15893
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Educação patrimonial: um olhar sobre as Igrejas de Penedo – AL e a distinção social no Século XVIII |
Autor : | Macêdo, Emanuelle Socorro Goes de |
Fecha de publicación : | 21-feb-2022 |
Director(a): | Oliveira, Itamar Freitas de |
Resumen: | O presente trabalho teve como objetivo a construção do roteiro didático denominado Pequeno Manual de Educação Patrimonial: um direcionamento para uso do patrimônio penedense, que tem como intuito preparar o professor para uma educação patrimonial eficaz. Para este trabalho utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, tendo como principais autores Bittencourt, Zarbato, Almir Oliveira, Ernani Méro, Fabiane Alves, Paulo Freire e Hall. O roteiro viabiliza a aplicação da metodologia da educação patrimonial no ensino de história como maneira de desenvolver a curiosidade epistemológica necessária para implementação do conhecimento autônomo de caráter crítico-libertário, tendo como foco as questões étnicoraciais do século XVIII, perpassando pela história religiosa penedense como fator preponderante para distinção racial ocorrida no dezoito. |
Resumen : | The present work had as objective the construction of the didactic script called Small Manual of Heritage Education: a direction for the use of the Penedense heritage, which aims to prepare the teacher for an effective heritage education. For this work, a literature review was used as a methodology, having as main authors Bittencourt, Zarbato, Almir Oliveira, Ernani Méro, Fabiane Alves, Paulo Freire and Hall. The script enables the application of the methodology of heritage education in the teaching of history as a way to develop the epistemological curiosity necessary for the implementation of autonomous knowledge of a critical-libertarian nature, focusing on ethnic-racial issues of the 18th century, passing through Penedo's religious history as a preponderant factor for the racial distinction that occurred in the eighteenth century. |
Palabras clave : | Educação patrimonial Patrimônio Penedo (AL) Roteiro didático Distinção étnico-racial Heritage education Penedean heritage Didactic script Ethnic-racial distinction |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citación : | MACEDO, Emanuelle Socorro Goes de. Educação patrimonial: um olhar sobre as Igrejas de Penedo – AL e a distinção social no Século XVIII. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15893 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMANUELLE_SOCORRO_GOES_MACEDO.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.