Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15902
Tipo de Documento: Monografia
Título: Informação sobre cultura pop em tempos de convergência midiática : um estudo sobre o perfil dos vídeos do IG TV do Adorocinema
Autor(es): Araújo, Malu Costa de
Data do documento: 3-Nov-2021
Orientador: Belém, Vitor Curvelo Fontes
Resumo: O presente trabalho se propõe a traçar o perfil da produção audiovisual do veículo focado em cultura pop AdoroCinema, dentro da plataforma IG TV do Instagram, tomando como objeto de análise o programete “Take do dia”, veiculado de segunda a sexta-feira nessa mídia social. Dessa maneira, a pesquisa buscou entender aspectos relacionados à cultura como especialização da atividade jornalística, levando em consideração as características específicas do nicho da cultura pop e do entretenimento dentro desse contexto. Além disso, o trabalho procurou também refletir sobre as características do jornalismo no ambiente das mídias sociais, bem como os desdobramentos dessas propriedades nas produções audiovisuais. Para atingir estes objetivos, utilizou-se a proposta metodológica da Análise da Materialidade no Audiovisual, desenvolvida pela pesquisadora Iluska Coutinho (2016). Como resultado, podemos destacar a percepção de que o “Take do dia” se trata de um produto com características híbridas, que traz aspectos do clássico jornalismo audiovisual da televisão, mesclados com elementos do ambiente digital. Além disso, notou-se também que o IG TV, por ser uma plataforma recente, ainda está desenvolvendo linguagem e formatos próprios e, portanto, pensar no perfil de uma produção para este meio consiste também em levar em conta estes fatores.
Abstract: The present work aims to outline the audiovisual production’s profile of the vehicle focused on pop culture AdoroCinema into IG TV platform on Instagram, taking as object of analysis the program “Take do dia”(“Take of the day”, in free translation), broadcasted from Monday to Friday in this social media. This way, the research sought to understand aspects related to culture as a specialization of journalistic activity, taking into account the specific characteristics of pop culture and entertainment within this context. In addition, the work also made an effort to reflect on the characteristics of journalism in social media environment, as well as the consequences of these properties in audiovisual productions. To achieve these objectives, it was used the methodological proposal of Analysis of Materiality in Audiovisual, developed by researcher Iluska Coutinho (2016). As a result, we can highlight the perception that “Take of the day” is a product with hybrid characteristics, which brings aspects of classic television audiovisual journalism mixed with elements of the digital environment. In addition, it was also noted that IG TV, being a recent platform, is still developing its own language and formats and, therefore, thinking about the production profile for this media also consists of taking these factors into account.
Palavras-chave: Comunicação social
Jornalismo
Cultura pop
Jornalismo audiovisual
Mídias socias
Instagram IG TV
AdoroCinema
Pop culture
Audiovisual journalism
Social Media
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencial
Citação: Araújo, Malu Costa de. Informação sobre cultura pop em tempos de convergência midiática : um estudo sobre o perfil dos vídeos do IG TV do Adorocinema. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento Comunicação Sociais, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15902
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Malu_Costa_Araujo.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.