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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Embelecando a educação: saberes griôs no povoado Capunga em Moita Bonita - Sergipe
Autor(es): Santana, Lindiane de
Data do documento: 21-Fev-2020
Orientador: Lucini, Marizete
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender os saberes griôs presentes na brincança dos Embelêcos, no Povoado Capunga, em Moita Bonita-SE. Para isso mediamos um “processo vivencial-racional” de brincança com mestres e aprendizes griôs dos Embelêcos, onde a própria pesquisadora se coloca como aprendiz griô, objetivando absolver, aprender e guardar os saberes produzidos a partir da tradição oral. Procedemos pela identificação dos mestres griôs do povoado e de seus saberes, fundamentados na tradição oral. Para tanto, nos propusemos a conhecer a história do povoado e seus encontros com a tradição oral dos Embelêcos guardada na memória dos sábios da oralidade. Nossa proposta foi, após o levantamento inicial da manifestação artítico-cultural dos Embelêcos, proceder pela construção coletiva de uma Oficina com os mestres dos Embelêcos, identificados pela comunidade. Estamos teoricamente ancorados na noção de tradição oral como os saberes e fazeres da cultura de um povo, transmitido e reconhecido coletivamente através da oralidade e da corporeidade de geração em geração, no âmbito das educações não-formais. A partir desses caminhos que estão sendo percorridos sob inspiração da Investigação Ação-Participativa – IAP, entrelaçada a Pedagogia Griô e escrita por vezes inspirada na etnografia sensível, caminhamos com os saberes griô dos Embelecos do povoado Capunga, em Moita Bonita – SE. Com eles vivenciamos os saberes musicais, plásticos, visuais e da natureza. Saberes que subvertem, resistem e reexistem.
Abstract: This research aimed to understand the griotic knowledge present in the play of Embelêcos, in Povoado Capunga, in Moita Bonita-SE. For this purpose, we mediate a “rational-experiential process” of playing with teachers and griote apprentices of Embelêcos, where the researcher herself places herself as a griote apprentice, aiming to absolve, learn and keep the knowledge produced from the oral tradition. We proceed with the identification of the village's griós masters and their knowledge, based on oral tradition. For this, we set out to learn about the history of the village and their encounters with the oral tradition of the Embelêcos kept in the memory of the wise men of orality. Our proposal was, after the initial survey of the Embelêcos artistic-cultural manifestation, to proceed by the collective construction of a Workshop with the Embelêcos masters, identified by the community. We are theoretically anchored in the notion of oral tradition as the knowledge and practices of the culture of a people, transmitted and recognized collectively through orality and corporality from generation to generation, within the scope of non-formal education. From these paths that are being taken under the inspiration of the Participatory Action Research - IAP, interwoven with Griô Pedagogy and writing sometimes inspired by sensitive ethnography, we walk with the griô knowledge of the Embelecos of the Capunga village, in Moita Bonita - SE. With them we experience musical, plastic, visual and nature knowledge. Knowledge that subverts, resists and reexists.
Palavras-chave: Educação musical
Tradição oral
Educação
Saberes
Tradição oral
Embelêcos education
Knowledges
Oral tradition
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTANA, Lindiane de. Embelecando a educação: saberes griôs no povoado Capunga em Moita Bonita - Sergipe. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15922
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