Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15969
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Enredos de Pedro Malasartes: a carnavalização em sala de aula |
Autor(es): | Rodrigues, Rozilene Silva |
Data do documento: | 25-Nov-2021 |
Orientador: | Silva, José Ricardo Carvalho da |
Resumo: | Esta proposta de leitura, entendida como um caderno de atividades a serem desenvolvidas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, em Lagarto/SE, nos ajudará a descobrir algumas curiosidades sobre a composição dos textos e a presença da carnavalização nas narrativas de Pedro Malasartes. O corpus do projeto serão os cordéis: As Palhaçadas de Pedro Malasartes do autor Francisco Sales Arêda (2004) e O Quengo de Pedro Malasartes No Fazendeiro de João Damasceno Nobre (1959). O estudo será de forma fragmentada, sendo distribuído os fragmentos por etapas/ módulos mesclando-os com textos de outros autores e gêneros. As atividades serão enriquecidas com textos, vídeos, filme, música, e as produções dos discentes serão postados no Blog: Das cordas às redes, dentre outros recursos viáveis à execução das tarefas propostas e favoreça o processo evolutivo e avaliativo dos alunos. A conclusão do trabalho dar-se- á através de um evento cultural aberto para a comunidade, com a duração de um turno escolar. |
Palavras-chave: | Cordel Engenharia didática Pedro Malasartes Carnavalização Leitura |
Parte de : | Proposta de leitura da carnavalização nos cordéis de Pedro Malasartes |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15969 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROZILENE_SILVA_RODRIGUES-Caderno_pedagógico.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.