Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15988
Document Type: Monografia
Title: Desafios e dificuldades enfrentadas por professores de língua inglesa no ensino remoto emergencial
Authors: Santos, Cyntia Barbosa dos
Silva, Lucas Fortes da
Issue Date: 30-Aug-2021
Advisor: Santos, Elaine Maria
Resumo : Diante da pandemia da COVID-19, que vem assolando todo o mundo desde o final de 2019, muitos foram os problemas associados à educação, levandose em consideração que, com as medidas de distanciamento social impostas pelas organizações sanitárias, o ensino presencial teve que ser reestruturado, mesmo sem o tempo necessário para o planejamento. Face a esse cenário, esta pesquisa busca identificar e refletir sobre as possíveis dificuldades e desafios enfrentados por professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental maior, do Estado de Sergipe, durante o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no ensino remoto emergencial. Para a realização da pesquisa aqui proposta, foi utilizada a metodologia quanti-quali, a partir da aplicação de questionários semiestruturados com os participantes, com o objetivo de se traçar um esboço quantitativo sobre os pontos elencados, bem como comparar e contrastar as respostas dadas, para um melhor entendimento desse cenário. Este texto tem como referência autores que argumentam sobre estratégias para o ensino de língua estrangeiras, as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia, mudanças das práticas pedagógicas e o papel da tecnologia no contexto social. Como conclusões preliminares, percebemos que entre as maiores preocupações dos professores, destacam-se a dificuldade de acesso à tecnologia por alunos de baixa renda, os desafios no planejamento para professores, a falta de interação e a incerteza, diante da diminuição do feedback, por parte do aluno, sobre o efetivo acompanhamento das aulas e do conteúdo.
Keywords: Letras português-inglês
Ensino de letras português-inglês
Ensino remoto
Língua inglesa
Formação de professores
Prática pedagógica
Pandemia
COVID-19
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial
Citation: Santos, Cyntia Barbosa dos; Silva, Lucas Fortes da. Desafios e dificuldades enfrentadas por professores de língua inglesa no ensino remoto emergencial. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciatura em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15988
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cyntia_Barbosa_Santos_&_Lucas_Fortes_Silva.pdf459,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.