Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16006
Tipo de Documento: Monografia
Título : O ensino de ciências e biologia em ambientes não formais : investigação de possíveis locais em Aracaju - SE
Autor : Santos, Carlos Felipe Gualberto Lima
Fecha de publicación : 12-ene-2022
Director(a): Hirose, Gustavo Luís
Resumen: O ensino de ciências e de biologia apresentam-se como campo do conhecimento importantes para a formação inicial dos alunos da rede básica de ensino, possibilitando que eles desenvolvam senso crítico para as questões socioambientais. Existem ambientes fora dos limites formais de ensino que podem ser usados como meios educativos e de construção do conhecimento científico, esses espaços são chamados de ambientes nãoformais de ensino e diante do potencial educacional que eles possuem, o presente trabalho teve o objetivo de divulgar alguns dos ambientes não-formais de ensino da cidade de Aracaju - SE para os professores de ciências e biologia através da produção de um site que contém informações sobre os ambientes, listas de temáticas de aulas para cada um deles e modelos de roteiros de aulas como sugestões. Para que o objetivo fosse alcançado, foi feito uma investigação online para selecionar alguns ambientes na cidade, e em seguida realizadas visitas avaliativas para selecionar quais seriam utilizados na produção do site. Dos ambientes analisados, quatro foram selecionados para ser investigados e analisados na etapa seguinte, que diz respeito as análises de quais temáticas são possíveis de se trabalhar em aulas de ciências e biologia em cada turma do fundamental maior e do ensino médio. Na última etapa o site foi produzido e divulgado para os professores, que tiveram a opção de atribuir uma nota de um a cinco e deixar seu feedback, ambos para avaliar o conteúdo apresentado. Foi constado que o site foi bem recebido e bem avaliado pelos professores que o visitaram, com nota média de 4,76 de um total de 5, demonstrando que esse tipo de material tem potencial de ser uma produção capaz de contribuir com a utilização dos ambientes apresentados em aulas de ciências e biologia e assim inserir os alunos em um ambiente que contribui para o professor apresentar diversas questões socioambientais da qual eles estão inseridos e fazem parte.
Palabras clave : Biologia
Ensino de biologia
Ensino-aprendizagem
Sites educacionais
Tecnologias na educação
Aracaju, SE
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Santos, Carlos Felipe Gualberto Lima. O ensino de ciências e biologia em ambientes não formais : investigação de possíveis locais em Aracaju - SE. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16006
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Carlos_Felipe_Gualberto_Lima_Santos.pdf2,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.