Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16020
Tipo de Documento: Monografia
Título: Tempos pandêmicos : a importância das plataformas digitais para o ensino-aprendizagem de ciências e biologia
Autor(es): Rezende, Tiago Santos
Data do documento: 31-Jan-2022
Orientador: Silva, Elizamar Ciríaco da
Resumo: O ensino de ciências e biologia durante a pandemia do Covid 19 teve de ser totalmente repensado e adaptado a nova realidade escolar. As salas de aula passaram a ser salas virtuais, utilizando plataformas online. Os laboratórios passaram a usar diversas metodologias alternativas que pudessem aproximar os alunos do contexto científico. As plataformas digitais tiveram ampla participação durante esse processo de isolamento social, passaram a ser a sala de aula, o ambiente de interação e sobretudo conhecimento. Atrelado a isso, a adaptação à nova realidade tinha que ser seguida de estratégias adicionais que viesse a facilitar a fixação dos conteúdos abordados em sala, que pudessem ajudar na formação do aluno em um indivíduo crítico e ao mesmo tempo formado cientificamente. O objetivo desse trabalho foi analisar como as plataformas digitais, especialmente a de jogos, podem contribuir no processo de ensinoaprendizagem nas aulas de ciências e biologia em uma nova realidade. Para isso, realizamos uma revisão sistemática de literatura baseada na metodologia proposta por Rother (2007) utilizando as palavras chaves descritoras: “jogos”, “gamificação”, “ensino de ciências” “plataformas digitais” e “COVID 19”, no período de março de 2020 à dezembro de 2021. Ao total tivemos 29 artigos selecionados, dentre esses, 18 estudos traziam a importância e uso de algumas plataformas digitais, onde as que apareceram em maior número foi o Google Classroom, Zoom, Google Meet e Google Formas e 11 retratavam a importância dos jogos digitais, destacando-se o Kahoot, Mentimeter e Canvas Educacional no cenário educacional pandêmico. Dessa forma, o levantamento e as descrições das plataformas estudadas podem vir a contribuir no ensino de ciências e biologia dos próximos anos, trazendo diversas metodologias alternativas para o uso em sala de aula e sobretudo melhor formação docente.
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Ensino de ciências
Plataformas digitais
Jogos digitais
Formação docente
Covid-19
Ensino remoto
Ensino-aprendizagem
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Rezende, Tiago Santos. Tempos pandêmicos : a importância das plataformas digitais para o ensino-aprendizagem de ciências e biologia. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16020
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tiago_Santos_Rezende.pdf744,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.