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Tipo de Documento: Monografia
Título: Relação de estresse parental e desenvolvimento funcional de crianças com Síndrome Congênita por Zika Vírus
Título(s) alternativo(s): Relationship between parental stress and functional develpment of children with Congenital Zika Vírus Syndrome
Autor(es): Santos, Letícia Cardoso dos
Santos, Thalia Niely dos
Data do documento: 10-Mai-2022
Orientador: Taguchi, Carlos Kazuo
Resumo: Objetivo: relacionar os resultados obtidos da aplicação da EEPa em pais ou cuidadores de crianças com os achados do desenvolvimento funcional obtidos da aplicação do PEDI em crianças com microcefalia decorrente de ZKV.Método: Estudo transversal, descritivo e de caráter qualitativo, aprovado sob o número 0373.107.000- 15. Participaram da aplicação da escala 16 mães ou cuidadores primários de crianças com diagnóstico de microcefalia por zika vírus. Os dados de estresse parental foram obtidos pela EEPa, e o desenvolvimento funcional foi obtido por meio da aplicação do PEDI. Resultados:Na EPPa foi verificada a média geral de 18,81 pontos, com variação entre 7 e 31 pontos, o que denotou que os níveis de estresse foram baixos. Para o PEDI a maior pontuação foi obtida na secção I com média de 4.9 dentre 73 pontos de teto. Conclusão: A partir da aplicação da EEPa e da análise dos resultados do PEDI foi possível concluir que os pais e/ou cuidadores mostraram baixos níveis de estresse parental mesmo frente ao grande atraso no desenvolvimento de habilidades funcionais de crianças com SCZKV.
Abstract: Purpose: To report the results by the application of EEPa in parents or caregivers of children with the functional development findings registered from the application of PEDI in children with microcephaly by ZKV. Method: Cross-sectional, descriptive, and qualitative study, approved for the Ethical Committee (0373.107.000-15). Sixteen charts filled by parents or caregivers of microcephaly ‘children were analyzed by EPPa and were include. Results: The average pointed out in EPPa was 18,81 points with a variation ranged from7 a to31 points, which denoted that the low stress levels on the PEDI, the highest score was verified in section I with na average of 4.9 out of 73 points. Conclusion: Through the application of the EEPa and the analysis of the results of the PEDI, it was possible conclude that the parents and/or caregivers showed low levels of parental stress even faced on the important delay on the development of functional skills in children with SCZKV.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Ensino de fonoaudiologia
Infecção por zika vírus
Microcefalia
Relações familiares
Estresse psicologico
Zika Virus Infection
Microcephaly
Family relations
Stress
Psychological
Speech
Language
Hearing sciences
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DFO - Departamento de Fonoaudiologia – Aracaju - Presencial
Citação: Santos, Letícia Cardoso dos; Santos, Thalia Niely dos. Relação de estresse parental e desenvolvimento funcional de crianças com Síndrome Congênita por Zika Vírus. São Cristóvão, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) – Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16027
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