Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16061
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | A inserção do assistente social, técnico-administrativo nas instituições federais de ensino superior em Sergipe |
Autor : | Oliveira, Carolina Sampaio de Sá |
Fecha de publicación : | 3-dic-2021 |
Director(a): | Gonçalves, Maria da Conceição Vasconcelos |
Resumen: | A inserção do Serviço Social na educação deu-se na década de 1930, com notória ampliação a partir dos anos 1990. Após 10 anos, foi possível reconhecer organização e mobilização da categoria profissional junto ao Conselho Federal de Serviço Social. O processo de expansão provocado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), assim como a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), contribuiu para a expansão do ensino superior e para a ampliação do quadro de profissionais do Serviço Social no âmbito da educação, objetivando o exercício profissional de outras competências e atribuições distintas do magistério. Aliado a essas determinações, a partir do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que estabeleceu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), a assistência estudantil foi-se delineando de outro modo, como também ampliou o número de profissionais vinculados a ele. Nesse cenário, o objeto desse estudo é apreender as possibilidades de inserção dos assistentes sociais, técnico-administrativos, em outros espaços sócio-ocupacionais, além da assistência estudantil e magistério, nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em Sergipe, ou seja, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Ressalta-se a relevância de existir nas IFES a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão para o cumprimento da função social destas instituições. O objetivo geral é analisar as alternativas para a inserção dos/as assistentes sociais, técnico-administrativo, nas Instituições Federais de Ensino Superior, em Sergipe, no período de 2008 a 2020. Os objetivos específicos são: resgatar a trajetória histórica do exercício profissional do/a assistente social, técnico-administrativo das Instituições Federais de Ensino Superior, em Sergipe; identificar as demandas institucionais que requerem um/a profissional de Serviço Social nessas Instituições; analisar os rebatimentos de alterações na política educacional, em especial, a direcionada para o ensino superior, nas condições de trabalho do/a assistente social nos espaços sócio-ocupacionais nas Instituições Federais de Ensino Superior em Sergipe. A concepção metodológica escolhida para fundamentar a pesquisa foi o materialismo histórico-dialético, por entender que a partir dela é possível analisar as dinâmicas sociais enquanto totalidade, sendo possível identificar os elementos que repercutem na Educação Superior. A pesquisa é documental, mas de natureza qualitativa, as fontes empíricas são constituídas de documentos institucionais a exemplo de relatórios de gestão, assim como documentos produzidos pelo Conselho Federal de Serviço Social. Entre os principais resultados, foi possível identificar que a UFS teve assistentes sociais desde a década de 1970 na extensão, gestão de pessoas e assistência estudantil, mas no IFS esses profissionais sempre estiveram vinculados à assistência estudantil. Nesse sentido, reconhecemos que as IFES apresentam a tendência do reducionismo na concepção de educação à assistência estudantil, visto que não houve investimentos para a ampliação do quadro em espaços sócio-ocupacionais diferentes desse. |
Resumen : | The insertion of Social Work in education took place in the 1930s, with a notable expansion from the 1990s onwards. After 10 years, it was possible to recognize the organization and mobilization of the professional category with the Federal Council of Social Work. The expansion process provoked by the Support Program for Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI), as well as the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFET), contributed to the expansion of higher education and to the expansion of of the professional staff of Social Work within the scope of education, aiming at the professional exercise of other competences and attributions distinct from the teaching profession. Allied to these determinations, from Decree nº 7.234, of July 19, 2010, which established the National Student Assistance Program (PNAES), student assistance was outlined in another way, as well as the number of professionals linked to him. In this scenario, the object of this study is to apprehend the possibilities of insertion of social, technical-administrative workers, in other socio-occupational spaces, in addition to student and teaching assistance, in the Federal Institutions of Higher Education (IFES), in Sergipe, that is, at the Federal University of Sergipe (UFS) and at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). It is important to emphasize the importance of articulating teaching, research and extension in the IFES to fulfill the social function of these institutions. The general objective is to analyze the alternatives for the insertion of social workers, technical-administrative, in the Federal Institutions of Higher Education, in Sergipe, from 2008 to 2020. The specific objectives are: to rescue the historical trajectory of the professional exercise of the /a social worker, technicaladministrative of the Federal Institutions of Higher Education, in Sergipe; identify the institutional demands that require a Social Work professional in these Institutions; to analyze the repercussions of changes in the educational policy, in particular, the one directed to higher education, in the working conditions of the social worker in the socio-occupational spaces in the Federal Institutions of Higher Education in Sergipe. The methodological conception chosen to support the research was historical-dialectical materialism, as it is understood that from there it is possible to analyze social dynamics as a totality, making it possible to identify the elements that have an impact on Higher Education. The research is documental, but qualitative in nature, the empirical sources are constituted of institutional documents such as management reports, as well as documents produced by the Federal Council of Social Service. Among the main results, it was possible to identify that UFS had social workers since the 1970s in extension, people management and student assistance, but at IFS these professionals have always been linked to student assistance. In this sense, we recognize that the IFES present a tendency of reductionism in the conception of education to student assistance, since there were no investments to expand the framework in sociooccupational spaces other than this one. |
Palabras clave : | Serviço social Assistentes sociais Ensino superior em Sergipe História da educação Sergipe Servidores públicos Educação Instituições federais em ensino superior Espaços sócio-ocupacionais Social work Education Federal institutions in higher education Socio-occupational spaces |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Serviço Social |
Citación : | OLIVEIRA, Carolina Sampaio de Sá. A inserção do assistente social, técnico-administrativo nas instituições federais de ensino superior em Sergipe. 2021. 184 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16061 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAROLINA_SAMPAIO_SA_OLIVEIRA.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.