Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16072
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Gêneros digitais e cultura : implicações no ensino e aprendizagem de língua inglesa |
Autor(es): | Santana, Renato dos Santos |
Data do documento: | 20-Ago-2021 |
Orientador: | Zacchi, Vanderlei José |
Resumo: | A sociedade contemporânea tem sido marcada por uma série de processos resultantes, especialmente, pelos novos elementos em ascensão graças à tecnologia. Esses processamentos, por sua vez, têm modificado consideravelmente as relações sociais, além do modo como se aprende inglês, hoje podendo ser mediado por aplicativos de aprendizagem, resultando então em indivíduos marcados por esses fenômenos. Diante disso, tendo por base os estudos acerca da formação da identidade cultural na era contemporânea proposta pelo sociólogo Stuart Hall (2006); as ponderações realizadas por Natasha Farhat (2016) no que diz respeito aos estudos referentes aos aplicativos de aprendizagem e outros estudiosos desses campos, este trabalho objetiva refletir como aplicativos que possibilitam o ensino de língua inglesa exploram o componente intercultural em suas estruturas, diante de um contexto onde os estudantes estão cada vez mais propensos aos conflitos culturais. Por conseguinte, percebeu-se a necessidade em trabalhar esse componente de maneira mais efetiva nos apps averiguados trazendo de maneira mais aprofundada elementos da língua inglesa e, principalmente, maneiras de refletir criticamente quanto a cultura de outros falantes do idioma, resultando em uma formação que prepara o aluno para as subjetividades do mundo. |
Palavras-chave: | Letras português-inglês Ensino de letras português-inglês Cultura Ensino-aprendizagem Aplicativos digitais Globalização |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Santana, Renato dos Santos. Gêneros digitais e cultura : implicações no ensino e aprendizagem de língua inglesa. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciada em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16072 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renato_Santos_Santana.pdf | 636,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.