Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16278
Document Type: | Monografia |
Title: | Biblioteconomia social no Brasil : o estado da arte |
Authors: | Ramos, Regina Alexandre |
Issue Date: | 2-Jun-2022 |
Advisor: | Aguiar, Niliane Cunha de |
Resumo : | Considerando sua importância social e para os estudos na Ciência da Informação, este trabalho tem como objetivo apresentar um estado da arte das publicações sobre Biblioteconomia Social no Brasil na última década (2011-2021), apresentando seus principais pesquisadores, linhas de pesquisas e emendas das disciplinas voltadas para essa temática dentro dos cursos de biblioteconomia nas universidades federais brasileiras. Para isso, utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico e bibliométrico em bases de dados virtuais, análise quali-quantitativas, sendo seus objetivos descritivos e exploratórios, caracterizado como um estudo de natureza básica. Como resultado apresentou Jorge Santa Anna, Cátia Rejane Lindemann, Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Cládice Nóbile Diniz e Marcos Pastana Santos, como os principais pesquisadores respectivamente, sendo Acessibilidade e Biblioteconomia em geral as principais linhas de pesquisas adotadas e identificando oito disciplinas dentro dos cursos que tem como área de pesquisa a Biblioteconomia Social. Visto isto, a pesquisa evidencia que os estudos sobre a Biblioteconomia Social ainda carecem de maiores abordagens, principalmente em estudos de campo/caso. Esta pesquisa não pretendeu esgotar os estudos sobre a temática, e sim fomentar o assunto nas publicações de cunho acadêmico, ressaltando a importância do desenvolvimento de ações e projetos de cunho social no ambiente fora e dentro das bibliotecas. |
Abstract: | Considering its social importance and for studies in Information Science, this work aims to present a state of the art of publications on social librarianship in Brazil in the last decade (2011-2021), presenting its main researchers, lines of research and amendments of the disciplines focused on this theme within librarianship courses at Brazilian federal universities. For this, the methodology used was the bibliographic and bibliometric survey in virtual databases, qualitative-quantitative analysis, with descriptive and exploratory objectives, characterized as a study of a basic nature. As a result, Jorge Santa Anna, Cátia Rejane Lindemann, Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Cládice Nóbile Diniz and Marcos Pastana Santos were presented as the main researchers respectively, with Accessibility and Librarianship in general being the main lines of research adopted and identifying eight disciplines within the courses. whose area of research is social librarianship. Given this, the research shows that studies on social librarianship still lack further approaches, especially in field/case studies. This research did not intend to exhaust the studies on the subject, but to promote the subject in academic publications, emphasizing the importance of developing actions and projects of a social nature in the environment outside and inside libraries. |
Keywords: | Biblioteconomia Ensino de biblioteconomia Ciência da informação Biblioteconomia social Estado da arte Social librarianship State of art Librarianship |
Subject CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial |
Citation: | Ramos, Regina Alexandre. Biblioteconomia social no Brasil : o estado da arte. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16278 |
Appears in Collections: | Ciência da Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Regina_Alexandre_Ramos.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.