Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16343
Tipo de Documento: Produto educacional
Título : Letramento informacional: práticas e perspectivas para o novo ensino médio
Autor : Menezes, Matheus Ribeiro
Fecha de publicación : 2022
Director(a): Paixão, Pablo Boaventura Sales
Resumen: Você já percebeu que ano após ano estudamos inúmeras disciplinas, respondemos à inúmeras avaliações com o objetivo de, ao final de cada ano letivo, ser aprovado? Mesmo com tantas informações obtidas em sala de aula pergunto: você realmente aprende ou apenas memoriza o que lhe é ensinado? Não sabe responder a esta pergunta? Então tente relembrar dos conteúdos estudados no ano passado... E aí? Ainda consegue resolver as mesmas atividades ou apenas recorda fórmulas, conceitos, datas e teorias? Se você apenas recorda as informações e não sabe mais como usá-las ao seu favor ,não se desespere! Isso ocorre porque você ainda não desenvolveu habilidades e competências voltadas para o aprender a aprender. Ou você pensou que estudar é apenas ler o livro didático, decorar datas, fórmulas e conceitos? Neste material didático, você irá aprender a aprender através de uma proposta diferente: iremos mostrar como ocorre a construção do conhecimento através do uso correto das informações. Iremos muitos além do material didático e das técnicas de memorização. Neste livro você vai aprender a aprender aprendendo a fazer! Foi um grande desafio elaborar um material que trouxesse as técnicas fundamentais quanto a busca ativa, seleção crítica e uso ético das informações. Após os estudos dos temas propostos por este material você será capaz de desenvolver, de forma autônoma e ativa, seu próprio aprendizado com qualidade, empoderando-se das informações através do processo de investigação científica.
Palabras clave : Ciência da informação
Produto educacional
Letramento informacional
Educação básica
Ensino médio em tempo integral
Novo ensino médio
Es parte de: O letramento informacional no currículo do ensino médio em tempo integral de Sergipe : uma proposta didática à luz do novo ensino médio
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ciência da Informação
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16343
Aparece en las colecciones: Ciência da Informação (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MATHEUS_RIBEIRO_MENEZES-Prod_Educ.pdf29,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.