Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16367
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: A relação com o saber do(a) professor(a) na educação infantil: elementos para uma educação para a humanização
Authors: Boell, Márcia
Issue Date: Sep-2021
Resumo : O presente trabalho constitui-se em uma reflexão a partir da experiência no Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil e buscamos emergir os sentidos construídos pelo(a) professor(a) no processo de ensino e aprendizagem. O aporte teórico consiste na teoria do francês Bernard Charlot, em diálogo com outras teorias necessárias no percurso deste trabalho. Evidenciamos a visão de Charlot no que se refere ao aprender com sentido, pois esse movimento auxilia na compreensão do mundo, da vida, da mobilização intelectual, do sentir-se inteligente e amada(o). O delineamento metodológico sob a abordagem qualitativa sinaliza elementos acerca do ofício do Ser professor(a) na Educação Infantil. O cotidiano investigado foi a sala de aula da turma de 5 anos, da rede pública municipal da Educação Infantil, Lages, Santa Catarina, no Sul do Brasil. O caminho metodológico foi inspirado no instrumento de Charlot (2009), denominado "balanços de saber". A contribuição desta pesquisa está na abordagem teórico-metodológica, que permitiu a compreensão da relação com o saber do professor(a) sob a ótica do (re)significar pelo Aprender=Atividade intelectual+Sentido+Prazer: essa é a equação pedagógica fundamental no ser humano.
Abstract: The present work is a concept based on the experience in the Compulsory Curriculum Internship in Early Childhood Education and we seek to emerge the meanings constructed by the teacher in the teaching and learning process. The theoretical contribution consists of the theory of the Frenchman Bernard Charlot, in dialogue with other theories essential in the course of this work. We highlight Charlot's vision regarding learning with meaning, as this movement helps in understanding the world, life; as an intellectual mobilization, as feeling intelligent and loved. The methodological design under the qualitative approach suggests elements about the profession of Being a teacher in Early Childhood Education. The daily life investigated was the classroom of the 5-year-old infants from the municipal public network of Infantile Education, in Lages, Santa Catarina, in Southern Brazil. The methodological path was inspired by the instrument by Charlot (2009), called "balances of knowledge". The contribution is the theoretical-methodological approach, which permitted the understanding of the relationship with the teacher's knowledge from the perspective of (re)signifying by Learning=Intellectual Activity+Sense+Pleasure: this is the fundamental pedagogical equation in human beings.
Keywords: Relação com o saber
Estágio curricular obrigatório
Professor(a) da educação infantil
Relation with knowledge
Compulsory curricular internship
Teacher of early childhood education
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16367
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelacaoSaberProfessorEdInfantil.pdf222,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.