Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16377
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Uso de experimentos no ensino de física: uma revisão sistemática da literatura
Título(s) alternativo(s): ystematic review of research literature involving the use of physics experiments in high school
Autor(es): Nascimento, Camila Souza
Uibson, José
Data do documento: Set-2021
Resumo: Esta pesquisa investigou através de uma revisão sistemática da literatura, pesquisas com foco no uso de experimentos no ensino de Física no ensino médio. O objetivo foi investigar as contribuições e limitações do uso das atividades experimentais para o ensino e aprendizagem em Física. Para isso, foi realizada a revisão em periódicos de alto impacto na área de ensino de Física e ensino de Ciências (periódicos com qualis A1 e A2), referente a última classificação da Capes que consta na Plataforma Sucupira. Para o desenvolvimento da pesquisa, inclusive a coleta dos dados, seguiu-se o caminho metodológico preconizado pela revisão sistemática da literatura de acordo com as etapas propostas por Sampaio e Mancini (2007). Os resultados mostram que os experimentos são ferramentas que promovem interações entre alunos e professores, estimulam a participação ativa dos discentes nas aulas, e servem de auxílio para uma melhor compreensão dos conceitos físicos e da linguagem matemática. Tais atividades podem ser consideradas como uma opção promissora para o ensino de Física, em que o seu uso enriquece a aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para uma aprendizagem significativa. Já as limitações apontadas, foi a falta de material para a montagem do experimento, ausência de laboratórios e internet.
Abstract: This research investigated, through a systematic literature review, researches focused on the use of experiments in the teaching of Physics in high school. The objective was to investigate the contributions and limitations of the use of experimental activities for teaching and learning in Physics. For this, a review was carried out in high-impact journals in the field of Physics teaching and Science teaching (periodicals with qualis A1 and A2), referring to the latest Capes classification that appears in the Sucupira Platform. For the development of the research, including data collection, the methodological path recommended by the systematic literature review was followed, according to the steps proposed by Sampaio and Mancini (2007). The results show that the experiments are tools that promote interactions between students and teachers, stimulate the active participation of students in classes, and help to better understand physical concepts and mathematical language. Such activities can be considered as a promising option for the teaching of Physics, in which their use enriches students' learning and can contribute to meaningful learning. The limitations pointed out were the lack of material to set up the experiment, the absence of laboratories and internet.
Palavras-chave: Ensino de física
Atividades experimentais
Revisão
Teaching physics
Experimental activities
Systema
ISSN: 1982-3657
http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.24
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16377
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoExperimentosEnsinoFisica.pdf210,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.