Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16386
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | O professor como protagonista no enfrentamento das dificuldades na prática no ensino de biologia |
Other Titles: | O profesor como protagonista no enfrentamento das dificuldades na prática no ensino de biologia |
Authors: | Almeida, Marcela Santos de Sousa Junior, Alvani Bomfim de Santos, Wesley Alves dos |
Issue Date: | Sep-2021 |
Resumo : | A prática no Ensino de Biologia tendo o docente como protagonista no enfrentamento das dificuldades possibilita uma maior interação entre professor e aluno e como consequência, pode potencializar a aprendizagem dos discentes. Esse artigo aborda uma pesquisa de campo sobre as dificuldades no desenvolvimento de aulas práticas no ensino de Biologia com um docente de uma escola pública de Tobias Barreto-SE. Tendo como objetivo geral compreender as possibilidades e dificuldades no desenvolvimento de aulas práticas de Biologia. A metodologia do presente artigo possui uma abordagem qualitativa e utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise foi realizada através de categorias descritivas. De acordo com os resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível constatar que para o professor entrevistado a possibilidade de se colocar como um protagonista no enfrentamento das dificuldades na prática no Ensino de Biologia possibilita uma maior reflexão sobre o saber ser e o saber fazer. Assim, foi possível constatar que as aulas práticas são de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Biologia, tornando a aprendizagem mais prazerosa, pois motivam os alunos a pensar e participarem ativamente na construção de seus conhecimentos. |
Abstract: | The practice in Biology Teaching with the teacher as the protagonist in facing the difficulties allows for greater interaction between teacher and student and, as a consequence, can enhance the learning of students. This article addresses a field research on the difficulties in developing practical classes in Biology teaching with a teacher from a public school in Tobias Barreto-SE. Having as general objective to understand the possibilities and difficulties in the development of practical classes in Biology. The methodology of this article has a qualitative approach and used the semi-structured interview as a data collection instrument. The analysis was performed using descriptive categories. According to the results obtained in this research, it was possible to verify that, for the interviewed professor, the possibility of putting himself as a protagonist in facing the difficulties in the practice of Biology Teaching allows a greater reflection on knowing how to be and knowing how to do. Thus, it was possible to verify that practical classes are of great relevance in the teaching-learning process in Biology Teaching, making learning more pleasurable, as they motivate students to think and actively participate in the construction of their knowledge. |
Keywords: | Ensino de biologia Aulas práticas Protagonismo Biology teaching Practical classes Protagonism |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identifier: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.22 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16386 |
Appears in Collections: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProfessorProtagonistaEnfrentamento.pdf | 179,23 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.