Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16399
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Limites e possibilidades do estágio supervisionado não presencial nos anos iniciais do ensino fundamental
Other Titles: Limits and possibilities of the supervised remote internship in the early years of elementary education
Authors: Ismael, Bruna de Lima
Bastos, Ana Paula Solino
Issue Date: Sep-2021
Resumo : Objetivamos apresentar relatos de experiências de Estágio Supervisionado Não Presencial, buscando analisar as possibilidades e os desafios de realização da docência por meio do WhatsApp durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Metodologicamente, as experiências foram vivenciadas em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior de Alagoas no primeiro semestre de 2021. Dentre os resultados, constatamos que a ferramenta do WhatsApp pode ser potencializada quando são acompanhadas de metodologias ativas que permitam trazer o protagonismo dos alunos para dentro desse “ambiente de aprendizagem”. Além disso, a experiência de estágio revelou que mesmo diante dos vários desafios enfrentados no ERE referentes à preparação de videoaulas, organização e seleção dos conteúdos e sistematização dos conhecimentos, ainda assim foi possível evidenciar que esta proporcionou aprendizagens construtivas à formação inicial docente, em especial, quanto à necessidade de reinventar a prática e flexibilizar o ensino, sem perder de vistas a preocupação com a sua qualidade. Cabe reforçar que a falta de acesso à internet e dispositivos eletrônicos adequados, além da falta de formação do professor para lidar com este novo formato de ensino são fatores que impedem que o ERE e o estágio não presencial aconteçam de maneira satisfatórias.
Abstract: We aim to present reports of Supervised Internship Experiences, seeking to analyze the possibilities and challenges of teaching through WhatsApp during Emergency Remote Teaching (ERE). Methodologically, the experiences were lived in a 5th grade class of elementary school at a municipal school in the interior of Alagoas in the first half of 2021. Among the results, we found that the WhatsApp tool can be enhanced when accompanied by active methodologies that allow bring the protagonism of students into this “learning environment”. In addition, the internship experience revealed that even in the face of the various challenges faced in the ERE regarding the preparation of video classes, organization and selection of content and systematization of knowledge, it was still possible to show that this provided constructive learning to initial teacher training, especially, regarding the need to reinvent the practice and make teaching more flexible, without losing sight of the concern with its quality. It should be stressed that the lack of internet access and adequate electronic devices, in addition to the lack of teacher training to deal with this new teaching format, are factors that prevent the ERE and the non-presential internship from happening in a satisfactory manner.
Keywords: Ensino remoto
Ensino remoto emergencial
Estágio supervisionado
WhatsApp
Emergency remote learning
Supervised internship
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.35
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16399
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LimitesPossibilidadesEstagioNaoPresencial.pdf586,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.