Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16400
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Licenciatura em História da Universidade Estadual de Alagoas
Título(s) alternativo(s): O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Licenciatura em História da Universidade Estadual de Alagoas
Autor(es): Silva, Willames Nunes da
Data do documento: Set-2021
Resumo: A sociedade atual denominada de cultura digital está apresentando novas demandas para a educação, principalmente nesse momento histórico, assolado pelo vírus COVID-19, que obrigou as instituições a aderirem de forma imediata aos trabalhos chamados home office por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Esse artigo discorre sobre a temática da formação de professores a partir das experiências vivenciadas com a pesquisa, intitulada: “Formação e exercício docente em tempos de atividades remotas: um estudo de caso da licenciatura em história da UNEAL”. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa fundamentada em autores como Alves (2008), Castells (2005), Martins (2004), entre outros. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas que auxiliaram na compreensão de como aconteceu a formação e o exercício docente em tempos de atividades chamadas remotas por intermédio das TDIC. Os resultados evidenciaram a importância da utilização das TDIC na educação, nas Licenciaturas, local por excelência da formação dos professores, a qual foi afetada também pela pandemia de modo significativo no ensino e na aprendizagem assim como diagnosticadas algumas dificuldades como a falta de concentração dos estudantes para os estudos e a baixa produtividade nas atividades acadêmicas.
Abstract: Nowadays society denominated the digital cultural is showing new demands for education, specially in the present moment of history, devastated by the virus COVID-19, that obligated the institutions to immidiately abide what we call home office by using the Digital Information and Communication Technologies (DICT). This article brings forward about teacher’s education based on the experiences of the research, entitled: “Formation and lecture practice in times of remote activities: a case study of the UNEAL degree in history”. The methodology adopted was the qualitative approach based on authors such as Alves (2008), Castells (2005), Martins (2004), among others. Data collection occurred through semi-structured interviews that helped to understand how teaching and practice happened in times of activities called remote through DICT. The results showed the importance of using DICT in education, in the Undergraduate Degrees, a place par excellence for teacher graduation, which was also significantly affected by the pandemic in teaching and learning, as well as some difficulties such as lack of concentration of students were diagnosed. for studies and low productivity in academic activities.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Formação docente
Learning
Teaching
Teacher graduation
ISSN: 1982-3657
http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.34
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16400
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoTDICLicenciaturaHistoriaUNEAL.pdf378,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.