Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16401
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: As contribuições de Paulo Freire para a formação docente: uma experiência do Parfor/CFP/UFRB/Castro Alves com jovens, adultos e idosos
Other Titles: Paulo Freire's contributions to teacher education: an experience of Parfor/CFP/UFRB/Castro Alves with youth, adults And elderly
Authors: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Silva, Irandir
Estrela, Sineide Cerqueira
Issue Date: Sep-2021
Resumo : Este artigo apresenta reflexões sobre o trabalho desenvolvido no curso de Pedagogia, do CFP/UFRB, turma PARFOR – Castro Alves, por meio de um trabalho na perspectiva remota, em tempos de pandemia da Covid-19, utilizando a plataforma Google Meet, tendo como centralidade a Pedagogia de Paulo Freire. Para tanto, objetiva refletir sobre a experiência vivenciada no componente optativo “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos” destacando os caminhos trilhados no processo e os impactos causados às professoras cursistas e comunidade interna e externa. Os dados autorizam-nos afirmar que a experiência, para além das aprendizagens promovidas, transcenderam os muros da Universidade, contemplando outros espaços-tempos, por meio de um trabalho freireano, alicerçado no diálogo e na colaboração.
Abstract: This article presents reflections on the work developed in the Pedagogy course, at CFP/UFRB, PARFOR – Castro Alves group, through a work in remote perspective, in times of pandemic of Covid 19, using the Google Meet platform, having as centrality the Pedagogy of Paulo Freire. Therefore, it aims to reflect on the experience lived in the optional component “Dialogues on Literacy for Youth, Adults and Elderly”, highlighting the paths taken in the process and the impacts caused to the teachers and the internal and external community. The data allow us to state that the experience, in addition to the learning promoted, transcended the walls of the University, contemplating other space-times, through Freirean work, based on dialogue and collaboration.
Keywords: Alfabetização de jovens, adultos e idosos
Formação docente
Paulo Freire
Parfor
Youth adult and elderly literacy
Teacher training
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16401
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuicoesPauloFreireFormacaoDocente.pdf166,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.