Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16427
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Escola do futuro: potenciais e limitações da metodologia peer-instruction
Otros títulos : School of the future: potentials and limitations of the peer-instruction methodology
Autor : Lima, Karine da Silva
Charlot, Yan Capua
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Diante da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação e a possibilidade de por meio delas utilizar diferentes recursos e metodologias no processo de ensino e aprendizagem, indagar como essas metodologias contribuem no âmbito educacional torna-se emergente. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem é qualitativa com base em Richardson (2017), objetivou-se compreender as possibilidades e os desafios do peer instruction no processo de aprendizagem. Chegou-se a algumas considerações a partir de autores como Mazur (2015), Bacich, Neto e Trevisani (2015), dentre outros, a exemplo da necessidade de considerar que, se no âmbito educativo existem vários estilos de aprendizagem, utilizar de diferentes métodos no processo de ensino e aprendizagem torna-se necessário e urgente. Quanto a utilização do peer instruction, reforça-se que o mesmo apresenta-se como uma uma metodologia eficaz e relevante para o ensino, desde que seja usada combinadamente com outras metodologias, as quais devem ser escolhidas de acordo com as necessidades dos estudantes.
Resumen : Given the insertion of Digital Technologies of Information and Communication in education and the possibility of using different resources and methodologies through them in the teaching and learning process, asking how these methodologies contribute in the educational sphere becomes emerging. Thus, through a bibliographical research, whose approach is qualitative based on Richardson (2017), the objective was to understand the possibilities and challenges of peer instruction in the learning process. Some considerations were reached from authors such as Mazur (2015), Bacich, Neto and Trevisani (2015), among others, such as the need to consider that, if in the educational sphere there are several learning styles, using different methods in the teaching and learning process it becomes necessary and urgent. As for the use of peer instruction, it is reinforced that it presents itself as an effective and relevant methodology for teaching, as long as it is used in combination with other methodologies, which must be chosen according to the needs of students.
Palabras clave : Aprendizagem
Metodologia de ensino
Peer instruction
Learning
Teaching methodology
Peer instruction
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.28
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16427
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EscolaFuturoPeerInstruction.pdf508,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.