Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16429
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Dupla excepcionalidade na perspectiva da formação de graduandos de pedagogia
Other Titles: Double excepcionality from the perspective of training pedagogy graduates
Authors: Santos, Ariane Luzia dos
Issue Date: Sep-2021
Resumo : Este trabalho versa sobre a importância de se estudar dupla excepcionalidade na formação inicial dos graduados em Pedagogia que irão lecionar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa bibliográfica é apresentar um panorama dos programas de ensino de cinco disciplinas de quatro diferentes cursos de licenciatura em pedagogia que abarcam conteúdos sobre alunos que precisam de atendimento educacional especializado, visando detectar os tópicos relacionados à dupla excepcionalidade, em particular altas habilidades/superdotação (AH/SD) e transtorno do espectro autista (TEA). Além disso, almeja – se que este trabalho possa contribuir para analisar a formação inicial dos licenciados em Pedagogia no que refere-se ao atendimento educacional especializado dos estudantes com dupla excepcionalidade. Conclui-se que as ementas das disciplinas analisadas não contemplam esta temática considerada e que há a necessidade de um olhar multidisciplinar sobre a dupla excepcionalidade no âmbito educacional.
Abstract: This work deals with the importance of studying double excepcionality in the initial training of graduates in Pedagogy who will teach in Kindergarten and in the early years of Elementary School. The objective of this bibliographical research is to present an overview of the teaching programs of five disciplines of four different undergraduate courses in pedagogy that cover contents about students who need specialized educational assistance, aiming to detect topics related to double excepcionality. In particular high abilities/giftedness (AH/SD) and autism spectrum disorder (ASD). In addition, it is hoped that this work can contribute to analyze the initial training of graduates in Pedagogy with regard to the specialized educational care of students with AH/SD. It is concluded that the syllabuses of the analyzed disciplines do not contemplate with desirable depth this theme considered and that there is a need for a multidisciplinary look on the double exceptionality in the educational field.
Keywords: Altas habilidades
Superdotação
Formação docente
Transtorno do espectro autista
High abilities
Giftedness
Teacher education
Autism spectrum disoder
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.19
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16429
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DuplaExcepcionalidadePerspectivaGraduandos.pdf167,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.