Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16434
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: “Sexualidades em jogo”: um recurso didático para o ensino de gênero e diversidade
Other Titles: "Sexualities at play": a didactic resource for teaching gender and diversity
Authors: Mota Júnior, Narla
Carmo, Ricardo Santos do
Issue Date: Sep-2021
Resumo : No Brasil, o tema da educação sexual assume posição mais central na sociedade entre as décadas de 1920 e 1930, tendo como foco a saúde das mulheres. A principal motivação era garantir a reprodução saudável e reprimir atitudes femininas vistas como imorais na época. Uma das razões mais fortes para isso é que, por muito tempo, em nossa sociedade judaico-cristã, a sexualidade esteve associada à reprodução no caso da mulher e ao prazer no caso dos homens. Nas décadas de 1960 e 1970, houve resistência à educação sexual nas escolas brasileiras, período marcado por atos políticos de perseguição aos professores sobre os conteúdos e as abordagens de ensino. Concepções equivocadas, repletas de mitos e estereótipos, formam uma base frágil dos discursos de perseguição e continuam a produzir barreiras ao trabalho docente e ao exercício pleno da cidadania dos educandos. Neste trabalho, usando as lentes dos Estudos Culturais na sua vertente pós-estruturalista, discutimos os conceitos de família, questões de gênero, relações de poder, identidades sexuais e corpos. Para a abordagem das sexualidades nas escolas e no ambiente familiar, elaboramos recurso didático em que a seleção de conteúdos, a linguagem e as regras dão ao jogo potencial de jogabilidade para produzir aprendizagem.
Abstract: In Brazil, the theme of sexual education assumes the most central position in society between the 1920s and 1930s, focusing on women's health. The main motivation was to ensure healthy reproduction and repress female attitudes seen as immoral at the time. One of the strongest reasons for this is that, for a long time, in our Judeo-Christian society, sexuality was associated with reproduction in the case of women and pleasure in the case of men. In the 1960s and 1970s, there was resistance to sex education in Brazilian schools, a period marked by political acts of persecution of teachers regarding the content and approaches of teaching. Misconceptions, full of myths and stereotypes, form a fragile basis for discourses of persecution and continue to produce barriers to teaching work and to the full exercise of citizenship by students. In this work, using Cultural Studies as a lens in its post-structuralist strand, we discuss the concepts of family, gender issues, power relations, sexual identities and bodies. For the approach of sexualities in schools and in the family environment, we developed a didactic resource in which the selection of content, language and rules give the game playability potential to produce learning.
Keywords: Currículo escolar
Recurso didático
Sexualidades
School curriculum
Teaching resource
Sexualities
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.14
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16434
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SexualidadeEmJogoRecursoDidatico.pdf640,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.