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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Integração curricular no Ensino Médio Técnico: hegemonia e disputas em torno do projeto formativo
Título(s) alternativo(s): Integración Curricular en Enseñanza Media Técnica: hegemonía y disputas en torno al proyecto formativo
Autor(es): Souza, Fernanda de
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este artigo apresenta uma análise a respeito do processo de disputas que se configura em torno do projeto formativo do Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, parte dos conceitos de Estado ampliado e hegemonia, abordando o papel da escola enquanto aparelho privado de hegemonia, na construção de propostas conservadoras ou progressistas. Apresenta as principais categorias formativas expressas pelos intelectuais orgânicos (capitalistas e progressistas) para estruturar as políticas de formação para o Ensino Médio e para a Educação profissional a partir da década de 1990. Aborda, sobretudo, os princípios presentes na Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei no 13.415/2017, estabelecendo um contrapondo com a materialidade concreta, a partir da análise da experiência inovadora de integração curricular desenvolvida no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná. Constata que a proposta de integração curricular em curso é marcada por um hibridismo de concepções pedagógicas e curriculares, incorporando elementos de cunho progressista, como a politecnia e o trabalho como princípio educativo, permeados pela retórica do Novo Ensino Médio e categorias como: flexibilidade, autonomia, projeto de vida, empreendedorismo.
Abstract: Este artículo presenta un análisis sobre el proceso de disputas que se configura en torno al proyecto formativo de Bachillerato integrado a la Educación Profesional. Desarrollado através de la investigación bibliográfica y el análisis documental, parte de los conceptos de Estado expandido y hegemonía, abordando el papel de la escuela como aparato privado de hegemonía, en la construcción de propuestas conservadoras o progresistas. Presenta las principales categorías formativas expresadas por los intelectuales orgánicos (capitalistas y progresistas) para estructurar las políticas de formación para la Ensenãnza Media y la Educación Profesional a partir de la década de los 1990. Sobre todo, aborda los principios presentes en la Reforma de la Ensenãnza Media, establecida por la Ley n° 13.415/2017, estableciendo un contraste con la materialidad concreta, a partir del análisis de la experiencia innovadora de integración curricular desarrollada en el Campus Jacarezinho del Instituto Federal de Paraná. Encuentra que la propuesta de integración curricular en curso está marcada por una hibridación de conceptos pedagógicos y curriculares, incorporando elementos de carácter progresivo, como la politécnica y el trabajo como principio educativo, permeado por la retórica del Nueva Ensenãnza Media y categorías como: flexibilidad, autonomía, proyecto de vida, emprendimiento.
Palavras-chave: Integração curricular
Reforma do Ensino Médio
Hegemonia
Integración curricular
Reforma de la Ensenãnza Media
Hegemonía
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.51
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16437
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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