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Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Estudos de gênero e educação infantil: uma análise da produção científica entre 2015 e 2018
Other Titles: Gender studies and eraly chilhood education: an analysis of scientific production beteween 2015 and 2018
Authors: Formiga, Giceli Carvalho Batista
Feldens, Dinamara
Issue Date: Sep-2021
Resumo : Debates acerca do fim das desigualdades de gênero, no âmbito da Educação desde os primeiros anos escolares, tem produzido um campo de problematizações políticas, jurídicas e conceituais na sociedade. Torna-se imprescindível diante disto, compreender melhor a questão, para serem pensadas medidas que garantam a promoção da igualdade de gênero. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender e mapear a produção de teses e dissertações produzidas no Brasil entre os anos de 2015 e 2018 que tenham como temática principal a questão das relações de gênero na Educação Infantil, identificando como, onde e por quem estes estudos estão sendo desenvolvidos, assim como o que eles apontam em seus resultados. O método empregado para a construção deste mapeamento foi uma revisão da literatura e a partir de alguns critérios foram selecionadas 13 (treze) dissertações e 2 (duas) teses. Após análise concluímos que os estudos nesta temática são produzidos predominantemente em universidades públicas, nos programas de Educação e são escritos majoritariamente por pessoas do gênero feminino. Conclui-se ainda que estes estudos reconhecem a dificuldade de transformação das relações de gênero no cotidiano dos primeiros anos escolares, ainda que apontem pequenas mudanças com intuito de promoverem igualdade de gênero na escola.
Abstract: Debates about the end of gender inequalities, in Education since the early school years, have produced a field of political, legal and conceptual problems in society. In view of this, it is essential to better understand the issue, so that measures can be designed to ensure the promotion of gender equality. This research aimed to understand and map the production of theses and dissertations produced in Brazil between 2015 and 2018 that have as their main theme the issue of gender relations in Early Childhood Education, identifying how, where and by whom these studies are being developed, as well as what they point out in their results. The method used to construct this mapping was a literature review and based on some criteria, 13 (thirteen) dissertations and 2 (two) theses were selected. After analysis, we conclude that studies on this theme are predominantly produced in public universities, in Education programs and are mostly written by females. It is also concluded that these studies recognize the difficulty of transforming gender relations in the daily life of the first school years, even though they point to small changes in order to promote gender equality at school.
Keywords: Educação infantil
Gênero
Pesquisa
Early childhood education
Gender
Research
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.13
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16438
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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