Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16440
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Entre a formatação docente e a formação de si – perspectivas de (des)empoderamento em uma formação inicial em Ciências Biológicas
Título(s) alternativo(s): Between techar formatting and self formation - perpsectives of (dis)empowerment in the initial formation in Biological Sciences
Autor(es): Moura, Rafael Matias de
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este artigo pretende discorrer sobre as dificuldades de formação inicial de professores de Biologia à luz das racionalidades contemporâneas baseadas na técnica e/ou na prática. À luz da teorização subjacente, realizamos uma análise do projeto pedagógico de curso (PPC) de uma universidade do nordeste brasileiro. Nossa análise propõe uma racionalidade alternativa à racionalidade técnica e instrumental: a racionalidade crítica e dialética imanente à Formação de Si. No contexto do século XXI, os sistemas nacionais de educação superior estão fortemente marcados pela lógica das competências. E a formação está quase estritamente voltada às demandas empresariais. Postulamos a possibilidade de existir um outro tipo de formação comprometida com a dimensão ética-estéticapolítica-humana. Esta formação humana dentro de um projeto de formação de si, pode ser um caminho para a formação de intelectuais autônomos e transformadores e voltada à criação de valores humanos. Em perspectiva, denominamos formatação docente a perspectiva padrão de formação de professores de Biologia no Brasil, que busca essencialmente produzir técnicos executores de habilidades e competências, definidas por documentos normativos elaborados sob a influência dos reformadores empresariais da educação.
Abstract: This article to discuss the difficulties in the initial Formation of Biology teachers iluminated by contemporary rationalities based on technique and pratice. In light of the underlying theorization, we carried an analysis of the Pedagogical Course Project (PPC) of a univrsity in northeatern Brazil. Our analysis proposed na alternative rationality to technical and instrumental rationality: the critical and dialectical rationality imanente to the Formation of Self. In the contexto of the 21st century, national systems of the High Schools are stron gly marked by the logico f competences. And initial Formation is almost strictly focused on business demands. We postulate the possibility that there is another type of Formation commited to the ethical-aestetihc-political-human dimension. This human Formation within a project of the self, can be a way for the formation of autonomous and transforming intellectuals and focused on the creation of human values. In perspective, we call teacher formatting the standard perspective of Formation in Biology teachers in Brazil, which essentially seeks to produce technicians who carry out skills and competences, defined by normative documents drafted under the influence of businesse reformers of education.
Palavras-chave: Formação de Si
Projeto pedagógico de curso (PPC)
Intelectuais transformadores
Self formation
Pedagogical course project (PPC)
Transformative intellectuals
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.10.12
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16440
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntreFormatacaoDocenteFormacaoDeSi.pdf186,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.