Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16443
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Aproximação com a docência no centro juvenil de ciência e cultura: experiência no Programa de Residência Pedagógica
Otros títulos : Approaching teaching at the youth center for science and culture: experience in the Pedagogical Residency Program
Autor : Circuncisão, Janyelle Costa da
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este trabalho relata a experiência de aproximação com a docência no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, localizado no município de Feira de Santana – Bahia, enquanto estudante da Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana e bolsista pelo Programa de Residência Pedagógica em contexto pandêmico. As experiências relatadas são produto da ação pedagógica mediante as aulas remotas para estudantes do Ensino Médio e Anos Finais do Fundamental da rede estadual. Os Centros Juvenis são escolas da rede estadual da Bahia destinadas ao fortalecimento da educação complementar; diversificação do currículo e ampliação de jornada do estudante, se caracterizando como espaços interescolares, operando em parceria com as escolas de ensino regular da Rede. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos, com finalidade extensiva, vislumbrando o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O Programa de Residência possibilita aproximação com a docência, desde a participação em planejamentos, até o ato de ministrar aulas, colocando o estudante da formação inicial em situações reais de desafios e demandas da ação docente considerando todos os contextos do ser professor.
Resumen : This paper reports the experience of getting closer to teaching at the Youth Center for Science and Culture, located in the city of Feira de Santana – Bahia, as a student of the Degree in Physical Education at the State University of Feira de Santana and a scholarship holder for the Pedagogical Residency Program in pandemic context. The experiences reported are the product of the pedagogical action through remote classes for high school students and final years of elementary school in the state network. The Youth Centers are schools in the state network of Bahia aimed at strengthening complementary education; diversification of the curriculum and expansion of the student's journey, characterized as interscholastic spaces, operating in partnership with the Network's regular schools. The activities are carried out in a playful way in interactive environments, with extensive purpose, envisioning the access of Bahian students to modern cultural and scientific themes. The Residency Program makes it possible to get closer to teaching, from participation in planning, to the act of teaching classes, placing the initial education student in real situatio
Palabras clave : Programa de Residência Pedagógica
Centro Juvenil de Ciência e Cultura
Educação Física
Pedagogical Residency Program
Youth Center for Science and Culture
Physical Education
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.30
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16443
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AproximacaoDocenciaCJCC.pdf183,98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.