Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16445
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Desafios da educação do campo em tempo de pandemia da COVID-19: narrativas da experiência de docentes em um campus do Instituto Federal de Roraima
Otros títulos : Challenges of field education during the COVID-19 pandemic: narratives from the experience of teachers on a campus of the Federal Institute of Roraima
Autor : Bezerra, Thayane Gonçalves
Paludo, Nádia de Paula Pessôa
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este trabalho teve como finalidade apresentar os desafios da Educação do Campo no contexto da pandemia da Covid-19, por meio da narrativa da experiência de Docentes de um Campus do Instituto Federal de Roraima. Devido a pandemia, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto, o que provocou uma mudança significativa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. As escolas precisaram adotar novas práticas pedagógicas para conseguirem assistir seus alunos. Com isso, partirmos da reflexão de que os professores da Educação do Campo possuem grandes desafios para alcançar seus alunos, devido esta modalidade ser realizada em áreas rurais. O percurso metodológico da investigação consistiu na aplicação de questionários online, que contou com a participação de seis Docentes atuantes em uma escola localizada no campo. Os dados foram analisados e tratados mediante literatura com foco na Educação do Campo e no contexto da pandemia da Covid-19. O resultado evidenciou que os desafios enfrentados pelos docentes não se configuram apenas na forma de ensino, mas também nas problemáticas pré-existentes que impossibilitam os estudantes a terem acesso as práticas pedagógicas condizentes com uma educação pública de qualidade.
Resumen : The purpose of this work was to present the challenges of Rural Education in the context of the Covid-19 pandemic, through the narrative of the experience of Teachers of a Campus at the Federal Institute of Roraima. Due to the pandemic, face-to-face classes were replaced by remote learning, which caused a significant change in the teaching and learning process of students. Schools needed to adopt new pedagogical practices to be able to assist their students. With this, we start from the reflection that Rural Education teachers have great challenges to reach their students, because this modality is carried out in rural areas. The methodological path of the investigation consisted of the application of online questionnaires, which included the participation of six Professors working in a school located in the countryside. Data were analyzed and treated through literature focusing on Rural Education and in the context of the Covid-19 pandemic. The result showed that the challenges faced by teachers are not only in the form of teaching, but also in pre-existing problems that make it impossible for students to have access to pedagogical practices consistent with quality public education.
Palabras clave : Educação do campo
Pandemia
COVID-19
Ensino remoto
Rural education
Pandemic
Remote teaching
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16445
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DesafiosEducacaoCampoCOVID19.pdf178,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.