Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16454
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Educação inclusiva e ensino remoto: uma experiência na Rede Estadual de Ensino de Sergipe
Other Titles: Inclusive education and remote education: an experience in the State Education Network of Sergipe
Authors: Carvalho, Jailda Evangelista do Nascimento
Souza, José Batista de
Carvalho, Tainah dos Santos
Issue Date: Sep-2021
Resumo : No Brasil, a educação inclusiva sempre foi negada para as pessoas que tinham algum tipo de necessidade especial. Somente na década de 1950 começou a surgir algumas classes especiais dedicadas a um número mínimo de alunos nessas condições, os quais ficavam separados dos demais. Com a promulgação da Constituição de 1988, da LDB 9.394/96 e com a Lei 13.146/2015, que tratam da inclusão propriamente dita, a condição dos alunos com necessidades especiais ganhou novos contornos. Nesse contexto, o presente artigo objetiva analisar as interações entre pais de alunos com necessidades especiais e a escola no contexto do ensino remoto em Sergipe. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e, como técnica de coleta de dados a aplicação de questionário online, a partir da rede social Whatsapp. Através do estudo realizado, inferiu-se que a inclusão dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino é um desafio, dada a resistência de alguns professores, e que a escola pesquisada vem tentando superar esse desafio através da participação dos pais no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Abstract: In Brazil, inclusive education was always denied to people who had some kind of special need. It was only in the 1950s that some special classes began to appear dedicated to a minimum number of students in these conditions, which were separated from the others. With the promulgation of the 1988 Constitution, of LDB 9.394/96 and with the Law 13.146/2015, which deals with inclusion itself, the condition of students with special needs gained new contours. In this context, this article aims to analyze the interactions between parents of students with special needs and the school in the context of remote education in Sergipe. The bibliographic research was used as a methodology and, as a data collection technique, the application of an online questionnaire from the social network Whatsapp. Through the study carried out, it was inferred that the inclusion of students with special needs in the regular school system is a challenge, given the resistance of some teachers, and that the researched school has been trying to overcome this challenge through the participation of parents in the process of teaching student learning.
Keywords: Ensino remoto
Educação inclusiva
COVID-19
Remote teaching
Inclusive education
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.18
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16454
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoInclusivaEnsinoRemoto.pdf173,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.