Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16457
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Os dilemas do ensino remoto no segundo segmento do ensino fundamental: perspectivas discentes |
Otros títulos : | The dilemmas of remote education in the second segment of elementary school: student perspectives |
Autor : | Freitas, Daniela Reynozo, Anelize |
Fecha de publicación : | sep-2021 |
Resumen: | Com a pandemia do novo coronavírus, toda a dinâmica escolar precisou ser modificada, entrando em cena um modelo de educação remota, ainda que em caráter emergencial. Este trabalho tem como objetivos compreender a relação entre o ensino remoto e o aprofundamento das desigualdades sociais, bem como, sob a perspectiva discente, saber como aqueles que realizaram atividades a distância perceberam seu progresso e avaliaram sua participação nessas tarefas. Para isso, nos apoiamos no trabalho de Bourdieu (1998), que menciona que as desigualdades de classe são reproduzidas na educação. Pischetola (2019) e Barreto (2012) também fundamentam teoricamente nossa pesquisa, contribuindo para a compreensão de que a exclusão digital pode se fazer presente ainda que o discente tenha um celular. O estudo tem metodologia predominantemente qualitativa, mas com nuances quantitativas, visto que trabalhamos com um questionário respondido por 20 estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Trata-se da primeira etapa de um estudo mais amplo e os resultados iniciais apontam para um aumento das desigualdades sociais já existentes, bem como para a necessidade de mudança na forma como os artefatos tecnológicos são vistos no meio educacional. |
Resumen : | With the pandemic of the new coronavirus, all school dynamics had to be modified, entering into a remote education model, even if in an emergency. This work aims to understand the relationship between remote education and the deepening of social inequalities, as well as, from the student perspective, to know how those who carried out activities at a distance perceived their progress and evaluated their participation in these tasks. For this, we support ourselves in the work of Bourdieu (1998), who mentions that class inequalities are reproduced in education. Pischetola (2019) and Barreto (2012) also theoretically support our research, contributing to the understanding that digital exclusion can be present even if the student has a mobile phone. The study has a predominantly qualitative methodology, but with quantitative nuances, since we work with a questionnaire answered by 20 students from the municipal school system of Rio de Janeiro. This is the first stage of a broader study and the initial results point to an increase in existing social inequalities, as well as the need for change in the way technological artifacts are seen in the educational environment. |
Palabras clave : | Ensino remoto Desigualdade social Ensino fundamental Remote education Social inequality Elementary education |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.25 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16457 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DilemasEnsinoRemotoSegundoSegmento.pdf | 179,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.