Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16461
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Alunos com transtorno do espectro autista de alto comprometimento: tecnologia assistiva como ferramenta na aprendizagem
Other Titles: Students with high impairment autistic spectrum disorder: assistive technology as a tool in learning
Authors: Mendonça, Ana Cláudia Sousa
Silva, Alene Mara França Sanches
Ferro, Marcos Batinga
Issue Date: Sep-2021
Resumo : O presente estudo tem como objetivo apresentar a importância da Tecnologia Assistiva (TA), como ferramenta facilitadora na aprendizagem de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias na vida educacional e social. De natureza qualitativa, procedimento bibliográfico e estudo de caso. O campo de pesquisa foi o Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior (CAEEJCNJ), da Rede de Ensino Estadual em Aracaju/SE. A problematização fundamentou-se a partir do trabalho realizado na sala de aula com alunos com o Transtorno do Espectro Autista de alto comprometimento. As Tecnologias Assistivas de baixo custo foram confeccionadas no ano de 2019 de acordo com as necessidades educacionais apresentadas pelos alunos conforme as suas especificidades e reestruturadas a partir da evolução no aprendizado desses estudantes. O estudo ancora-se principalmente nas concepções de Bersch (2017), enfatizando a Tecnologia Assistiva como diferencial na vida das pessoas em situação de deficiência, que necessitam de estímulos diários, como práticas pedagógicas e estratégias que viabilizem a aprendizagem, dirimindo barreiras e superando limitações específicas. O uso da TA possibilitou avanços perceptíveis no desenvolvimento cognitivo, sensório-motor, social e na linguagem.
Abstract: This study to present the importance of Assistive Technology (AT), as a facilitating tool in the learning of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), in the development of skills and abilities necessary in educational and social life. Qualitative in nature, bibliographical procedure and case study. The research field was the João Cardoso Nascimento Júnior Specialized Educational Service Center (CAEEJCNJ), of the State Education Network in Aracaju/SE. The problematization was based on the work carried out in the classroom with students with high impairment Autistic Spectrum Disorder. Low-cost Assistive Technologies were made in 2019 according to the educational needs presented by students according to their specificities and restructured based on the evolution in these students' learning. The study is based mainly on the conceptions of Bersch (2017), emphasizing Assistive Technology as a differential in the lives of people with disabilities, who need daily stimuli, such as pedagogical practices and strategies that enable learning, reducing barriers and overcoming limitations specific. The use of AT enabled noticeable advances in cognitive, sensorimotor, social and language development.
Keywords: Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior (CAEEJCNJ)
Tecnologia assistiva
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
João Cardoso Nascimento Júnior Specialized Educational Service Center (CAEEJCNJ)
Assistive technology
Autistic Spectrum Disorder
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16461
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlunosTEA-AltoComprometimento.pdf325,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.