Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16464
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O trabalho dos professores das salas de recursos multifuncionais em escolas municipais de Itabaiana/SE
Otros títulos : The work of teachers in multifunctional resource rooms in municipal schools of Itabaiana/SE
Autor : Pinheiro, Tatiana Pinheiro da Cruz
Vasconcelos, Carlos Alberto
Cruz, Alixandre Marques
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: As salas de recursos foram criadas para adequação do paradigma da Educação Inclusiva, tendo como principal objetivo ampliar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiências, de modo que eles, matriculados na escola regular, tenham reais condições de aprendizagem. A implantação desse serviço na rede municipal de ensino da cidade de Itabaiana/SE, aconteceu em fevereiro de 2019. Tal ação teve como finalidade promover a assistência para os alunos, possuidores de alguma deficiência já matriculadas nas escolas regulares da rede municipal. O presente trabalho teve como intuito analisar a atuação de professores do ensino fundamental em salas de recursos de escolas da rede municipal de ensino da cidade de Itabaiana/SE. Assim para melhor entendimento do texto fez análise dos documentares norteadores como: Declaração da Salamanca (UNESCO) Estatuto da Pessoa com deficiência, e de autores Mantoan (2006) Lopes e Marquezine (2012) Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa quanto à coleta e tratamento dos dados. As informações foram obtidas através de entrevista estruturada, composta por quatro questões, respondidas por 5 (cinco) professores que atuam no AEE. A análise dos dados indicou a importância da formação continuada desses educadores, pois ela contribui para a implantação de novas metodologias de ensino.
Resumen : The resource rooms were created to adapt the paradigm of Inclusive Education, with the main objective of expanding the offer of Specialized Educational Service (AEE) for students with disabilities, so that they, enrolled in regular schools, have real learning conditions. The implementation of this service in the municipal education network in the city of Itabaiana/SE, took place in February 2019. This action was intended to promote assistance for students with disabilities who were already enrolled in regular schools in the municipal network. This study aimed to analyze the performance of elementary school teachers in resource rooms of schools in the municipal education system in the city of Itabaiana/SE. Thus, for a better understanding of the text, he analyzed the guiding documents such as: Declaration of Salamanca (UNESCO) Statute of Persons with Disabilities, and authors Mantoan (2006) Lopes and Marquezine (2012) This is a descriptive, qualitative research regarding the collection and data processing. The information was obtained through a structured interview, consisting of four questions, answered by 5 (five) teachers who work in the AEE. Data analysis indicated the importance of continuing education for these educators, as it contributes to the implementation of new teaching methodologies.
Palabras clave : Educação especial
Deficiência
Salas de recursos
Special education
Disability
Resource rooms
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.15
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16464
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TrabalhoProfessoresRecursosMultifuncionais.pdf174,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.