Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16465
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Desenvolvimento do pensamento estatístico de alunos dos anos finais do ensino fundamental
Otros títulos : Development of statistical thinking of students in the final years of elementary school
Autor : Santos, Jaíne Fernandes da Cruz
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este artigo apresenta parte das discussões e resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, cujo objetivo foi analisar a implementação de uma sequência de atividades em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto, cujo planejamento leva em consideração o desenvolvimento do pensamento estatístico. A fundamentação teórica, tem base as dimensões do pensamento estatístico, elaboradas por Wild e Pfannkuch. Este trabalho foi desenvolvido com 11 estudantes de uma escola municipal, que realizaram a coleta de dados com vistas a identificar o quanto os estudantes itabaianenses gostam da disciplina de Matemática. Após a coleta de dados, os mesmos desenvolveram o cálculo da frequência relativa dos dados obtidos, elaboraram os gráficos com o uso de planilha eletrônica e, posteriormente, analisaram os resultados e responderam à pergunta proposta. As discussões e reflexões sobre as atividades ampliaram os conhecimentos dos alunos sobre a estatística e sobre tecnologia, respeitando os objetivos e habilidades que a Base Nacional Comum Curricular apresenta.
Resumen : This article presents part of the discussions and results of a research developed within the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships, whose objective was to analyze the implementation of a sequence of activities in a ninth-grade class of elementary school during remote education, whose planning takes into account the development of statistical thinking. The theoretical foundation is based on the dimensions of statistical thinking, elaborated by Wild and Pfannkuch. This work was developed with 11 students from a municipal school, who carried out data collection in order to identify how much Itabaiana students like the subject of Mathematics. After data collection, they developed the calculation of the relative frequency of the data obtained, created the graphs using an electronic spreadsheet and, later, analyzed the results and answered the proposed question. Discussions and reflections on the activities expanded the students' knowledge of statistics and technology, respecting the objectives and skills that Common National Curriculum Base presents.
Palabras clave : Pensamento estatístico
Sequência de atividades
Frequência relativa
Statistical thinking
Sequence of activities
Relative frequency
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16465
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DesenvolvimentoPensamentoEstatisticoAlunosEM.pdf171,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.