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Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Currículo, poder, educação, invisibilidade da história e memória dos povos indígenas e negros na BNCC
Other Titles: Currículo, poder, educación, invisibilidad de la historia y memoria de los pueblos indígenas y negros en BNCC
Authors: Bomfim, Sandra Morais Santos
Issue Date: Sep-2021
Resumo : O pressente artigo analisa a invisibilidade imposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos povos indígenas e negros no Brasil, levando em consideração a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) nº 9.394/1976 e a Lei, 11.465/08. Observamos que o currículo é fundamental para definir que tipo de formação queremos nas escolas e, consequentemente, quais sujeitos e suas ideologias queremos construir. A BNCC atropela as legislações já existentes para dar continuidade a uma política de neutralidade à cultura dos povos originários e negros. O poder do currículo para a sociedade é determinante na formação escolar e ideológica do povo brasileiro. A temática se justifica devido os debates curriculares são determinantes na concepção ideológica da formação escolar. Assim, trazemos Freire (1982), Foucault (2018), Bourdieu (1989), Krenak (2020) para discutir a importância de se pensar e produzir um currículo integrador e democrático, dialogando de forma coletiva.
Abstract: Este artículo analiza la invisibilidad impuesta por la Base Nacional Común Curricular (BNCC) a los pueblos indígenas y negros en Brasil, tomando en cuenta la Ley de Directrices y Base de la Educación (LDB) nº 9394/1976 y la Ley 11.465 / 08. Observamos que el currículo es fundamental para definir qué tipo de formación queremos en las escuelas y, en consecuencia, cuáles sujetos y sus ideologías queremos construir. La BNCC pisotea la legislación ya existente para continuar una política de neutralidad a la cultura de los pueblos originarios y negros. El poder del currículo para la sociedad es decisivo en la formación educativa e ideológica del pueblo brasileño. El tema se justifica porque los debates curriculares son determinantes en la concepción ideológica de la educación escolar. Así, traemos a Freire (1982), Foucault (2018), Bourdieu (1989), Krenak (2020) para discutir la importancia de pensar y producir un currículo integrador y democrático, dialogando colectivamente.
Keywords: Currículo e poder
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação
Invisibilidade
Indígenas
Negros
Currículo y poder
Base Nacional Común Curricular (BNCC)
Invisibilidad
Indígenas
Negros
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16471
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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