Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16474
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : A figura da mulher nas idealizações pedagógicas de Comenius, Pestalozzi e Méjia
Otros títulos : The figure of woman in the pedagogical ideas of Comenius, Pestalozzi and Méjia
Autor : Pereira, Telma Amélia de Souza
Cruz, Maria Helena S.
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Aproximando-se de meados do século XXI, a discussões da posição social ocupada por mulheres ainda é tema recorrente e os resultados ainda não são profícuos para diminuir a frequência e relevância do tema. Parece ser comum pensar que ao se falar em igualdade subjetivamente incluemse as mulheres, mas não é o que vivenciam esses sujeitos no seu cotidiano histórico. Frente a esta problemática, o presente texto se propõe a responder as seguintes questões: os processos de ensino aprendizagem têm considerado a inserção da mulher na sociedade? Sendo considerados revolucionários em suas ideias pedagógicas Comenius, Pestalozzi e Méjia dedicam espaço para a educação das mulheres? Comenius defende uma educação para todos, inclusive as mulheres. Pestalozzi destaca o papel da mulher enquanto educadora e Méjia defende uma educação que esteja alicerçada na cultura do homem e da mulher.
Resumen : Approaching the mid-21st century, discussions of the social position occupied by women is still a recurrent theme and the results are not yet useful to reduce the frequency and relevance of the theme. It seems to be common to think that when talking about equality, women are subjectively included, but this is not what these subjects experience in their historical daily life. Faced with this issue, this text proposes to answer the following questions: have the teaching-learning processes considered the insertion of women in society? Being considered revolutionary in their pedagogical ideas Comenius, Pestalozzi and Méjia dedicate space to the education of women? Comenius advocates education for everyone, including women. Pestalozzi drafts the role of women as educators and Méjia defends an education that is based on the culture of men and women.
Palabras clave : Mulher
Educação
Gênero
Woman
Education
Gender
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.10
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16474
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FiguraMulherIdealizacoesPedagogicas.pdf159,76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.