Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16497
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O impacto do estado gerencial na educação: o caso dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) e do projeto proqualidade, e a condição de racismo estrutural
Título(s) alternativo(s): El impacto del estado de gestión en la educación: el caso de los Centros Integrados de Educación Pública (CIEPs) y el Proyecto ProQualidade, y la condición de racismo estructural
Autor(es): Lemos, André
Oliveira, Olívia Chaves de
Silva, André Henrique Messias da
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente trabalho busca fornecer elementos para o debate sobre a ação do neoliberalismo na política educacional brasileira, tendo como principal subsídio teórico uma pesquisa apoiada no trabalho de Hypólito (2008); na dissertação de mestrado em andamento sobre os “determinantes das críticas do Grupo Globo aos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs)”; e na categoria de racismo estrutural presente na obra de Noguera (2018). Nos baseamos no tema do declínio das políticas educacionais em governos neoliberais, a exemplo da ruptura com os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no estado do Rio de Janeiro, e, por outro lado, no solavanco de experiências educacionais referendadas no "Estado minímo", a exemplo do Projeto de Melhoria da Qualidade da Educação Básica - ProQualidade, implementado no estado de Minas Gerais. E destacamos, como uma das consequências, a mitigação do combate ao racismo estrutural, fator de exclusão história presente na sociedade brasileira.
Abstract: El presente trabajo busca aportar elementos para el debate sobre la acción del neoliberalismo en la política educativa brasileña, teniendo como principal sustento teórico una investigación sustentada por Hipólito (2008); una disertación de maestría en curso sobre los “determinantes de la crítica del Grupo Globo a los Centros Integrados de Educación Pública (CIEP)”; en la categoría de racismo estructural presente en la obra de Noguera (2018). No nos basamos en el declive de las políticas educativas en los gobiernos neoliberales, por ejemplo, la ruptura con los Centros Integrados de Educación Pública (CIEPs), en el estado de Río de Janeiro, y, por otro lado, no sólo en las experiencias educativas mencionados en "Mínimo Estatal", como el Proyecto de Mejoramiento de la Calidad de la Educación Básica - ProQualidade, implementado en el estado de Minas Gerais. Y destacamos, como una de las consecuencias, la mitigación de la lucha contra el racismo estructural, factor de exclusión histórica presente en la sociedad brasileña.
Palavras-chave: Estado
Política educacional
Racismo estrutural
Racismo estructural
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.35
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16497
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactoEstadoGerencialEducacao.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.