Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16499
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Altas habilidades/superdotação na perspectiva da formação de graduandos de pedagogia |
Otros títulos : | High abilities/giftedness in the perspective of training pedagogy graduates |
Autor : | Santos, Ariane Luzia dos |
Fecha de publicación : | sep-2021 |
Resumen: | Este trabalho versa sobre a importância de se estudar altas habilidades/ superdotação (AH/SD) na formação inicial dos licenciados em Pedagogia que irão lecionar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa bibliográfica é apresentar um panorama dos programas de ensino de cinco disciplinas de quatro diferentes cursos de graduação em pedagogia que abarcam conteúdos sobre alunos que precisam de atendimento educacional especializado, visando detectar os tópicos relacionados às AH/SD. Além disso, almeja – se que este trabalho possa contribuir para analisar a formação inicial dos licenciados em Pedagogia no que refere-se ao atendimento educacional especializado dos estudantes com AH/SD. Conclui-se queas ementas das disciplinas analisadas não contemplam com profundidade desejável esta temática considerada. |
Resumen : | This work deals with the importance of studying high abilities/giftedness (AH/SD) in the initial training of graduates in Pedagogy who will teach in Kindergarten and in the early years of Elementary School. The objective of this bibliographical research is to present an overview of the teaching programs of five disciplines of four different undergraduate courses in pedagogy that cover contents about students who need specialized educational assistance, aiming to detect topics related to AH/SD. In addition, it is hoped that this work can contribute to analyze the initial training of graduates in Pedagogy with regard to the specialized educational care of students with AH/SD. It is concluded that the syllabuses of the analyzed disciplines do not contemplate with desirable depth this theme considered. |
Palabras clave : | Educação especial Formação docente Atendimento educacional especializado Special education Teacher education Specialized educational service |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.10 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16499 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AltasHabilidadesPerpectivaGraduandosPedagogia.pdf | 116,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.