Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16500
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Educação do campo na perspectiva do viver e (re) pensar decolonial |
Título(s) alternativo(s): | Rural education in the perspective of living and (re) thinking decolonial |
Autor(es): | Moura, Josivan dos Santos |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito compreender questões a respeito da (de)colonialidade a partir de intelectuais sentipensantes para projetar como poderia se pensar a educação do campo nos dias atuais na perspectiva do viver e (re)pensar decolonial. Nesse sentido, a decolonialidade surge como um movimento de extrema importância para pensarmos em soluções de combate as políticas que vão de encontro aos interesses e necessidades do campesinato brasileiro. Para elucidarmos as questões relacionadas com o viver e (re)pensar decolonial, analisamos trechos de depoimentos de alguns participantes do IV colóquio colonialiadade/decolonialidade “latino-americano do poder, saber, ser” realizado na cidade de Salvador em abril de 2018. Os depoimentos analisados foram os de Catherine Walsh, Joselita Santos, Andreia Oliveira e Faiga Moreira. Para compreender o significado dos depoimentos utilizamos uma postura crítica capaz de enxergar as contradições existentes no modelo de organização política da sociedade, ancorado com o pensamento de teóricos como: Miguel Arroyo (2005), Aníbal Quijano (2005), Frantz Fanon (2008), Walter Mignolo (2008), Catherine Walsh (2013) entre outros. |
Abstract: | The purpose of this paper is to understand questions about (de)coloniality from sentipensante intellectuals to project how one might think the rural education in the present day in the perspective of living and (re)thinking decolonial. In this sense, decoloniality emerges as a movement of extreme importance to think of solutions to combat policies that meet the interests and needs of the Brazilian peasantry. To elucidate the issues related to living and (re)thinking decolonial, we analyzed excerpts from statements of some participants of the IV colloquium latin american coloniality / decoloniality "of power, knowledge and being" held in Salvador in April 2018. The statements analysed were from Catherine Walsh, Joselita Santos, Andreia Oliveira and Faiga Moreira. In order to understand the meaning of them we use a critical posture capable of seeing the contradictions existing in the model of political organization of society, anchored with the thought of theoreticians such as Miguel Arroyo (2005), Aníbal Quijano (2005), Frantz Fanon Walter Mignolo (2008), Catherine Walsh (2013) and others. |
Palavras-chave: | Educação do campo Modernidade Colonialidade Decolonialidade Rural education Modernity Coloniality Decoloniality |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16500 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoCampoPensarDecolonial.pdf | 129,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.