Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16515
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O ensino de geometria nos anos iniciais: relatos de professoras sobre a práxis realizada no período de pandemia
Otros títulos : The teaching of geometry for the early years: teacher’s reports on práxis held in the period of pandemic
Autor : Vieira, Maria Vilmária Santos
Farias, Renata Mendes de
Etcheverria, Teresa Cristina
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino de professoras de escolas do campo ao ensinarem, de forma remota ou a distância, os conceitos geométricos. Nossa pesquisa baseou-se na Teoria de Van Hiele para identificar em qual nível do pensamento geométrico as atividades propostas pelas professoras se encontravam. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os dados, coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, por via telefone celular, mostraram que no ano de 2020, durante a pandemia do Covid-19 tanto as professoras como também os pais, tiveram dificuldades em lidar com as tecnologias. As docentes também tiveram impasses para analisar o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. A pesquisa mostrou que as atividades de geometria analisadas se encontram no nível 1 da Teoria de Van Hiele.
Resumen : This article aims to analyze the teaching process of teachers of field schools by teaching, remotely, the geometric concepts. Our research was based on Van Hiele's theory to identify at what level of geometric thinking the activities proposed by the teachers met. The research had a qualitative approach and the data, collected through a semi-structured interview, by cell phone, showed that in 2020, during the Covid-19 pandemic, both teachers and parents, struggled to cope with technologies. The teachers also had troubles to analyze the students' learning and development. The research showed that the analyzed geometry activities are at level 11 of Van Hiele's Theory.
Palabras clave : Geometria
Ensino remoto
Anos iniciais
Geometry
Remote teaching
Early years
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.09
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16515
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EnsinoGeometriaAnosIniciais.pdf123,31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.