Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16528
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O papel da relação professor e estudante no enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita dos discentes universitários
Otros títulos : El papel de la relación profesor-alumno para afrontar las dificultades de lectura y escritura de los estudiantes universitarios
Autor : Oliveira, Andrea Santana de
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: O ingresso no Ensino Superior é marcado por um processo de transição bastante complexo que exige que os estudantes se adaptem muito rapidamente a uma nova rotina de exigências e cobranças. Nesse novo contexto, muitas dificuldades emergem. Dentre as quais às relacionadas ao letramento acadêmico tornam-se mais frequentes. Nesse cenário, o estabelecimento de uma relação professor e estudante dialógica e afetiva, torna-se essencial. O presente trabalho emerge de uma pesquisa que objetiva apresentar as principais dificuldades referentes ao letramento acadêmico, evidenciadas por estudantes de uma universidade pública baiana e o papel de uma relação professor e estudante acolhedora e afetiva para o enfrentamento de tais dificuldades. A pesquisa que originou esse trabalho ancora-se nos princípios da abordagem qualitativa. Para coleta das informações foram realizadas entrevistas narrativas individuais. As discussões aqui tecidas contaram com as contribuições de Coulon (2017); Ribeiro (2010); Mateos (2009); Castelló (2009); Masseto (2003). O trabalho evidenciou que os estudantes experimentam diversas dificuldades com o letramento acadêmico e que apesar da relevância de uma relação professor e estudante mais dialógica para a superação das mesmas, tal relação tem sido mantida apenas com uma pequena parcela de docentes.
Resumen : El ingreso a la educación superior está marcado por un proceso de transición muy complejo que requiere que los estudiantes se adapten muy rápidamente a una nueva rutina de demandas y demandas. En este nuevo contexto, surgen muchas dificultades. Se hacen más frecuentes los relacionados con la alfabetización académica. En este escenario, el establecimiento de una relación profesor-alumno dialógica y afectiva se vuelve fundamental. El presente trabajo surge de una investigación de iniciación científica en una fase concluyente y tiene como objetivo presentar las principales dificultades relacionadas con la alfabetización académica, evidenciadas por estudiantes de una universidad pública en Bahía y el papel de una relación cálida y afectiva profesor-alumno para enfrentar tales dificultades. . La investigación que originó este trabajo está anclada en los principios del enfoque cualitativo. Para la recolección de la información se realizaron entrevistas narrativas individuales. Las discusiones tejidas aquí se basaron en las contribuciones de Coulon (2017); Ribeiro (2010); Mateos (2009); Castelló (2009). El trabajo mostró que los estudiantes experimentan diversas dificultades con la alfabetización académica y que a pesar de la relevancia de una relación profesoralumno más dialógica para superarlas, esta relación se ha mantenido con solo una pequeña parte de los profesores.
Palabras clave : Ensino superior
Relação dialógica
Leitura e escrita
Educación superior
Relación dialógica
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.09
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16528
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PapelRelacaoProfessorEstudante.pdf129,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.