Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16531
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Alfabetização histórica e a BNCC em escolas municipais de Barra dos Coqueiros/Sergipe
Otros títulos : Historical literacy and BNCC in municipal schools in Barra dos Coqueiros/Sergipe
Autor : Santos, Marcia Evangelista da Silva
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Abordando a temática alfabetização histórica iniciamos este plano de trabalho com o objetivo de investigar a concepção docente sobre o tema e como estes estão desenvolvendo suas aulas da disciplina de História para os anos iniciais do ensino fundamental em algumas escolas do município de Barra dos Coqueiros/Sergipe. Com a coleta dos dados e o retorno das respostas foi possível identificar recursos utilizados para a disciplina e perceber qual o conceito possue os professores participantes, os resultados apontam que apesar de seguirem as diretrizes da reforma da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) com a utilização do currículo do estado que caminham para o desenvolvimento de uma consciência histórica de base epistemológica e semelhante com as bases teóricas debatidas dentro do universo acadêmico os docentes não possuem uma conceitualização satisfatória.
Resumen : Addressing the theme of historical literacy, we started this work plan with the aim of investigating the teachers' conception of the subject and how they are developing their History classes for the early years of elementary school in some schools in the municipality of Barra dos Coqueiros/Sergipe . With the collection of data and the feedback of the answers, it was possible to identify resources used for the discipline and to realize what the concept has the participating teachers, the results show that despite following the guidelines of the Common Curriculum Base (BNCC) reform with the use of state curriculum that move towards the development of a historical awareness with an epistemological base and similar to the theoretical bases debated within the academic universe, teachers do not have a satisfactory conceptualization.
Palabras clave : Alfabetização histórica
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
História
Historical literacy
Common Curriculum Base
History
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.06
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16531
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AlfabetizacaoHistoricaBNCC.pdf122,72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.