Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16554
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Ensino híbrido e ensino de ciências interfaces na formação docente
Otros títulos : Hybrid teaching and teaching of science interfaces in teacher training
Autor : Costa, Cristiana Marinho da
Fecha de publicación : ago-2021
Resumen: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade exploratória, desenvolvida a partir de produções atuais da área e aplicação de questionário sobre a temática com professores de ciências. Objetivamos compreender o formato de formação docente para o ensino híbrido e suas relações com o ensino de ciências. Os resultados revelam que práticas de ensino na perspectiva das metodologias ativas propiciam motivação e curiosidade dos alunos sobre conhecimentos científicos, potencializando o engajamento nas tarefas. Ademais, o uso dessa prática propícia experiências formativas ao professor, desenvolvendo novas habilidades e construindo outros saberes para melhorar sua prática ao se desafiar utilizando outra/nova abordagem pedagógica que visa o aluno no centro desse processo.
Resumen : It is a qualitative research, in exploratory mode, developed from current productions in the area and application of a questionnaire on the subject with science teachers. We aim to understand the teacher training format for hybrid teaching and its relationship with science education. The results reveal that teaching practices from the perspective of active methodologies provide students with motivation and curiosity about scientific knowledge, enhancing their engagement in tasks. Furthermore, the use of this practice provides formative experiences for the teacher, developing new skills and building other knowledge to improve their practice by challenging themselves using another/new pedagogical approach aimed at the student at the center of this process.
Palabras clave : Ensino híbrido
Ensino de ciências
Formação docente
Hybrid teaching
Science teaching
Teacher formation
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.12
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16554
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EnsinoHibridoEnsinoCienciasInterfaces.pdf115,44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.