Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16555
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Por que a prova de educação física dele é diferente da minha? tecendo narrativas sobre inclusão mediadas pela(s) tela(s)
Other Titles: Why is his physical education exam different from mine? weaving narratives about inclusion mediated by the screen(s)
Authors: Souza, Júlia Rabelo de
Amaral, Pedro Gabriel Viana do
Issue Date: Sep-2021
Resumo : O presente trabalho teve como objetivos compreender as narrativas autobiográficas de um dos pesquisadores a partir de suas vivências e experiências ao trabalhar com pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista na modalidade de ensino remoto emergencial. Para isso, priorizou-se por trazer à tona os conceitos de inclusão, autismo, deficiência intelectual; inclusão na educação; inclusão na Educação Física escolar; e localizar o campo investigativo da pesquisa narrativa e autobiográfica. Enquanto proposta metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa de relatos de experiências por meio de cinco narrativas autobiográficas de um dos pesquisadores. A partir deste passeio epistêmico pelos conceitos, articulados às narrativas de um dos professores pesquisadores, pôde-se compreender o quanto o contexto pandêmico em que o professor se encontra, influencia nas dificuldades e possibilidades de inclusão; e como narrar sobre suas vivências ampliou a lente de observação sobre os diversos impasses, dilemas, questões, estratégias e experiências por quais o professor teve que atravessar.
Abstract: This paper aimed to understand the autobiographical narratives of one of the researchers from his experiences and experiences when working with people with intellectual disabilities and autistic spectrum disorder in emergency remote education. Therefore, we prioritized bringing up the concepts of inclusion, autism, intellectual disability; inclusion in education; inclusion in school Physical Education; and locate the investigative field of narrative and autobiographical research. As a methodological proposal, it was chosen the qualitative research of experience reports through five autobiographical narratives of one of the researchers. From this epistemic walk through the concepts, articulated to the narratives of one of the research teachers, it was possible to understand how much the pandemic context in which the teacher is, influences the difficulties and possibilities of inclusion; and how narrating about his experiences widened the lens of observation about the various deadlocks, dilemmas, questions, strategies and experiences through which the teacher had to go through.
Keywords: Inclusão
Educação Física
Ensino remoto
Inclusion
Physical education
Remote education
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.02
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16555
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PorQueProvaEducacaoFisicaDiferente.pdf146,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.