Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16557
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Currículo e práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil
Otros títulos : Anti-racist curriculum and pedagogical practices in early childhood education
Autor : Lisbôa, Gabriela Araujo de Santana
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este artigo discute a importância de um currículo descolonizado para a contribuição de práticas pedagógicas antirracistas no contexto da Educação Infantil. O mesmo enfatiza as implicações da lei 10.639/03 na Educação Infantil, os entraves da colonialidade do saber nas práticas pedagógicas, bem como a descolonização do currículo para uma educação libertadora e antirracista desde a mais terna idade. Autores/as como MACEDO (2018); GOMES (2012, 2013 e 2020); CAVALLEIRO (2007), entre outros, são o embasamento teórico da discussão. Ao fim das reflexões fica evidente que a descolonização do currículo para efetivação de práticas antirracistas na educação infantil exige não apenas uma reflexão sobre as estruturas curriculares, as produções de práticas e saberes mediados por professores, livros didáticos e/ou a própria dinâmica das escolas, mas uma “mudança epistêmica estrutural”. Além disso, essa descolonização precisa ser compreendida como um ganho de construção democrática, que promova de fato a igualdade de oportunidades para os diferentes segmentos étnicoraciais e sociais.
Resumen : This article discusses the importance of a decolonised curriculum for the contribution of anti-racist pedagogical practises in the context of Early Childhood Education. It emphasises the implications of law 10,639/03 in Early Childhood Education, the obstacles of the coloniality of knowledge in pedagogical practises, as well as the decolonisation of the curriculum for a liberating and anti-racist education from an early age. Authors such as MACEDO (2018); GOMES (2012, 2013 and 2020); CAVALLEIRO (2007), among others, are the theoretical basis of the discussion. At the end of the reflections it is evident that the decolonisation of the curriculum for the realisation of anti-racist practises in early childhood education requires not only a reflection on curricular structures, the productions of practises and knowledge mediated by teachers, textbooks and/or the dynamics of schools themselves, but a "structural epistemic change". In addition, this decolonisation needs to be understood as a gain in democratic construction, which in fact promotes equal opportunities for the different ethnic-racial and social segments.
Palabras clave : Currículo
Educação antirracista
Educação infantil
Curriculum
Anti-racist education
Early childhood education
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.12
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16557
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CurriculoPraticasPedagogicasAntirracistasEducacaoInfantil.pdf143,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.