Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16581
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Tecnologias digitais e ensino remoto: um estudo sobre os principais entraves na compreensão do professor
Other Titles: Digital technologies and remote teaching: a study of the main obstacles to teacher understanding
Authors: Silva, Danielle Gonzaga da
Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima
Lima, Luciana de
Issue Date: Sep-2021
Resumo : O objetivo da pesquisa é descrever os principais entraves na docência encontrados por professores da Educação Básica durante o período de ensino remoto. A problemática que impulsiona a pesquisa está relacionada à demanda de adaptações didático-metodológicas a serem realizadas durante o período de ensino remoto emergencial, com o objetivo de manter a qualidade e efetividade na aprendizagem nesse novo cenário. Desenvolveu-se, portanto, uma pesquisa quantitativa descritiva pautada em Levantamento que apresenta por unidade de análise trinta professores atuantes na Educação Básica durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa é dividida em três fases: planejamento, coleta de dados através de um formulário on-line elaborado no Google Forms; e, análise de dados pautada em elementos da estatística descritiva: cálculo das frequências absolutas e relativas das variáveis de forma comparativa. Constatou-se que os professores precisaram agir de maneira reativa a todas as problemáticas emergentes durante o período pandêmico e possuem um desafio pós-pandemia, manter e intensificar a participação da família no processo educacional do aluno, expandir o acesso ao uso dos recursos tecnológicos para fins educacionais e promover formação continuada aos professores para promover um bom aproveitamento desses elementos.
Abstract: The objective of the research is described the main obstacles in teaching found by Basic Education teachers during the period of remote teaching. The problem that drives the investigation is related to the demand for didactic-methodological adaptations to be carried out during the period of emergency remote teaching to maintain the quality and effectiveness of learning in this new scenario. Therefore, descriptive quantitative research based on a survey was developed, presenting thirty teachers working in Basic Education during a COVID-19 pandemic per unit of analysis. The study is divided into three phases: planning, data collection through an online form prepared using the Google Forms tool, and data analysis, based on elements of descriptive statistics: calculation of the absolute and relative frequencies of the ??form variables comparative. It was found that managers and teachers needed to act reactively to all emerging issues during the pandemic period and have a post-pandemic challenge: maintain and intensify family participation in the student's educational process, expand access to the use of technological resources for educational purposes and promotion of continuing education for teachers to promote good use of these elements.
Keywords: COVID-19
Ensino remoto
Pandemia
Remote learning
Pandemic
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.04
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16581
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiasDigitaisEnsinoRemoto.pdf127,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.