Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16591
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Dificuldades e percepções dos acadêmicos da licenciatura em educação física sobre o estágio curricular |
Otros títulos : | Difficulties and perceptions of undergraduates in physical education about the supervised internship |
Autor : | Santos, Letícia Agripina Batista Menezes, José Américo Santos |
Fecha de publicación : | sep-2021 |
Resumen: | Esta pesquisa objetivou verificar as percepções dos licenciandos em Educação Física (EF) da Universidade Federal de Sergipe sobre o papel do Estágio Supervisionado na formação inicial dos futuros docentes, identificando as dificuldades encontradas, suas avaliações sobre a organização e preparação pedagógica, as contribuições proporcionadas durante a atuação e as sugestões para melhoria da prática educativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritiva. Utilizou-se como instrumento de produção dos dados o questionário misto. A pesquisa contou com a colaboração de dezessete acadêmicos do curso de licenciatura em EF. Analisando os dados, constatamos que as principais dificuldades durante o estágio dizem respeito a precária condição material das escolas e a frágil preparação pedagógica para lidar com os alunos. Sobre as contribuições formativas proporcionadas pelo estágio, os acadêmicos apontaram a oportunidade em conhecer o cotidiano escolar como a mais significativa. Os acadêmicos reconhecem que o curso valoriza a formação docente, mas apresenta fragilidades na organização curricular que precisam ser superadas para dar melhor suporte acadêmico em todo processo formativo. Quanto as sugestões, os acadêmicos apontaram a necessidade de maior diálogo entre as disciplinas curriculares para que as dificuldades sejam discutidas, objetivando aprimorar a formação docente. |
Resumen : | This research aimed to verify the perceptions of undergraduates in Physical Education (PE) at the Federal University of Sergipe about the role of the Supervised Internship in the initial training of future teachers, identifying the difficulties encountered, their evaluations about the organization and pedagogical preparation, the contributions provided during the performance and suggestions for improving educational practice. This is a qualitative descriptive research. The mixed questionnaire was used as an instrument for data production. The research had the collaboration of seventeen academics from the PE degree course. Analyzing the data, we found that the main difficulties during the internship concern the precarious material condition of the schools and the fragile pedagogical preparation to deal with the students. About the formative contributions provided by the internship, the academics pointed out the opportunity to know the daily school life as the most significant. Academics recognize that the course values ??teacher training, but it has weaknesses in the curriculum organization that need to be overcome to provide better academic support throughout the training process. As for the suggestions, the academics pointed out the need for greater dialogue between the curricular subjects so that the difficulties are discussed, aiming to improve teacher education. |
Palabras clave : | Formação de professores Estágio supervisionado Educação física Teacher training Supervised internship Physical education |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.04 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16591 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DificuldadesPercepcoesEducacaoFisicaEstagioCurricular.pdf | 142,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.